Quantos transistores tem um chip?

Perguntado por: fbarreto . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Os transistores modernos, como aqueles usados em processadores de smartphones, são tão pequenos que são capazes de controlar o movimento de cada elétron individualmente. Os chips modernos, de poucos centímetros quadrados de área, podem conter de 5 a 30 bilhões de transistores.

O principal elemento da fabricação é o wafer, feito de silício puro extraído da areia. Primeiro, um pedaço de cristal de silício é colocado em uma vareta e imerso em silício derretido. Esta vareta vai sendo ao mesmo tempo girada e tirada de dentro do material, processo que forma um grande cilindro.

A distância entre os transistores é medida em nanômetros.
Basicamente, quanto menor for a distância entre os transistores, mais deles podemos colocar no mesmo chip. Com mais transistores instalados, o desempenho do processador é maior.

Se o transistor foi fruto da necessidade de abandonar os lentos relês e as para lá de problemáticas válvulas, o microchip foi a evolução que nasceu da necessidade de melhorar o desempenho dos transistores. O ano era 1959. Ou 1958, se você considerar Kilby o pai do circuito integrado.

Os fabricantes usam a medida em nanômetros para indicar a distância entre os transistores que compõem um chip, basicamente. Quanto menor a distância entre os transistores, mais unidades podem ocupar o mesmo espaço. Se há mais transistores, o desempenho do chip tende a aumentar.

Existem basicamente três tipos de transistores atualmente:

  • TBJ – Transistor Bipolar de Junção;
  • FET – Transistor de Efeito de Campo, que é subdividido em MOSFET, JFET, MESFET, entre outros;
  • IGBT – Transistor Bipolar de Gate Isolado;

E um processador Core i7 da Intel passa fácil da casa dos 1,7 bilhão de transistores.

Em comparação, o novo processador Core i5-661 funciona com freqüência de 3.33 Ghz e possui 559 milhões de transistores de 32 nm.

Para deixar os componentes do chip bem presos uns aos outros, o objeto é “costurado" com uma linha de ouro - que é menor do que um fio de cabelo! O metal é utilizado porque ele não oxida, conduz muito bem eletricidade e é efetivo na conexão entre a placa de silício e a placa do circuito impresso.

Ele costuma armazenar dados como informações do assinante, agenda, preferências (configurações), serviços contratados, SMS e outras informações.

Atualmente, existem 3 tipos de SIM card em uso no mercado: Mini-SIM (2FF), Micro-SIM (3FF) e Nano-SIM (4FF). Antigamente também era utilizado o padrão 1FF, do tamanho de um cartão de crédito convencional que era inteiramente colocado dentro do celular.

Qual o transistor mais utilizado? Os transistores possuem as mais diversas aplicações e função de suas características. Exemplos de transistores mais utilizados em circuitos eletrônicos são os transistores NPN e PNP BC548 e BC558, juntamente com outros similares da mesma família.

Os chineses criaram o menor transistor – recebeu uma porta de 0,34 nm e este é o limite para os materiais existentes. Um grupo de cientistas chineses surgiu com um design incomum de transistor. Graças ao seu design único, eles fizeram o menor transistor do mundo com um comprimento de porta de apenas 0,34 nm.

Nano chip

By: Ecloniq O Nano chip, ou 4FF, como também é chamado, é o menor de todos os chips. Possui 12,3mm × 8,8mm × 0,67mm de medida.