Que animal representa omolú?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.

Xangô

Orixá Xangô - Cultos à natureza - SAPO Lifestyle.

Oyá

Ao simbolizar a agremiação a borboleta se mostra como: encantamento, mudança e renovação. E na simbologia de Oyá, as várias faces da orixá: a transformação, o renascimento, o símbolo da mulher, da graça, ligeireza, pureza da alma e seres mágicos.

Oxum

Bará, a aranha pertence à Oxum.

Omulu o Orixá das doenças e cura. Orixá da cura, dos mortos, dos cemitérios, cura e estabilidade. Cor: Branco e preto ou amarelo e preto.

Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Guia de Proteção para Omulu, Protetor de Capricórnio
Contas nas cores: preto e branco. Faça a guia em uma segunda-feira de manhã e deixe-a em um copo com água e sal embaixo de uma roseira. Ao anoitecer, tire-a do copo e coloque para secar ao ar livre.

Têm grande apreço pelo trabalho, valorizando-o, mas parecem estar sempre prontos (as) para a mudança. No negativo, os filhos e filhas de Omulu tornam- -se pessoas pessimistas e teimosas, que adoram exibir os seus sofrimentos e que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Omolu/Obaluaê, em suas multiplicidades, mantém-se senhor das doenças e das curas, com suas árvores sagradas em diversos terreiros de candomblé e à frente da igreja de São Lázaro no bairro da Federação na Cidade do Salvador.

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

A falta de higienização é um dos fatores que atraem os animais para as áreas externas. Moradias com uma ampla presença de vegetação ficam cada vez mais difíceis de serem encontradas. Mas ainda há casas localizadas perto de uma área verde ou, até mesmo, com jardins repletos de plantas.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

são alguns dos exus mais raros da umbanda e quimbanda. exu das sete encruzilhadas, sendo um dos grandes maiorais. dos exus da linha de oxalá. Esse exu é o que mais está conectado. com a energia de oxalá.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...

Oyá, outro nome comum para Iansã, também está ligada ao mundo dos mortos. Através de um instrumento litúrgico, feito com rabo de cavalo, ela conduz a trilha que estabelece esse contato entre os que não estão mais vivos. Além disso, é esse mesmo orixá que prepara roupas especiais para os mortos, chamadas de egungum.

Onirá Nascida de um feitiço feito por Aganjú e Ypondá na Gamela com um casulo de Libélula, ela é tida como uma Ninfa D'água, ONIRA !

ORIXA EXU

ORIXA EXU - O GRILO TAMBÉM É ASSOCIADO A EXU. | Facebook.

Continuar lendo Qual o animal de Omolú?