Que chá é bom para alergia respiratória?

Perguntado por: lcastros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O gengibre é um anti-histamínico natural e contém muitas propriedades que aliviam os sintomas da rinite. Rale a quantidade de 1 colher de sopa de gengibre e ferva com um copo de água por 5 minutos. Depois adicione mel ou limão e tome.

Chá de camomila
A camomila tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir a coceira e a irritação. Para fazer o chá de camomila, coloque um sachê de chá de camomila em uma xícara de água quente e deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Em seguida, retire a saqueta de chá e deixe esfriar.

3 opções de chá para rinite que vão te ajudar a enfrentar a...

  1. Chá de gengibre. iStock. Segundo Rafael, “o gengibre tem forte propriedade antioxidante e antialérgica, além de ser um estimulante de imunidade, por isso pode ajudar bastante nas crises de rinite”. ...
  2. Chá de hortelã iStock. ...
  3. Chá de tomilho. iStock.

Guaco, hortelã e o alecrim também podem ajudar na defesa do sistema respiratório. “O limão é muito rico em vitamina C e em substâncias ativas, antibacterianas, anti-inflamatória e também com a ação expectorante”, afirma. Segundo Karin Honorato, o limão pode ser usado em saladas, na água e preparos de sucos.

Os maiores agentes causadores dos sintomas da alergia respiratória são o pólen, mofo, insetos, como ácaros e baratas, ou alérgenos de animais, como pelos, penas, saliva, a transmissão de vírus e proliferação de fungos e bactérias.

Outros chás de ervas que podem ajudar incluem:

  1. Alcaçuz. Acalma a garganta e ajuda a libertar o muco para que a tosse o expulse.
  2. Hortelã-pimenta. Alivia a congestão e muco ao redor do nariz e cabeça.
  3. Urtiga. Reduz a quantidade de histamina no corpo.
  4. Camomila.

A sucupira e a orelha-de-burro vêm sendo utilizadas tradicionalmente pela população de Alagoas para tratamento de inflamações, incluindo crises alérgicas.

A melhor forma de lidar com uma tosse alérgica, além da medicação apropriada para controlar o tempo e intensidade da reação, é por meio da prevenção. Evitar o contato com pó, manter ambientes bem arejados e limpos são essenciais para "driblar" alergias.

CHÁ DE LOURO: PARA QUE SERVE? O chá de louro é conhecido pela sua ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante, digestiva e anti-reumática. Geralmente, a parte utilizada do louro são suas folhas, que são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C, além de possuir ação diurética.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

Chá de alecrim
Colocar dois galhos de alecrim em fogo em dois litros de água e adicionar 10 centímetros de raiz de gengibre é um remédio muito eficaz para a sinusite.

Chá Capim Limão
É muito bom para combater a rinite alérgica, já que o chá de capim limão é um antioxidante e anti-histamínico, além de também atuar como um agente anti-inflamatório muito eficaz. Assim, este chá deve ajudar a reduzir a quantidade de muco.

Trigo, aveia e centeio: esses cereais também apresentam elevados índices de alergia alimentar em crianças. O glúten é a principal proteína causadora da reação alérgica. Frutos do mar: caranguejo, camarão e lagosta são geralmente os que provocam reações alérgicas mais severas.

Nariz entupido e falta de ar podem ser sintomas de condições respiratórias comuns, como alergias, asma, rinite e COVID-19. Para tratar esses sintomas, é preciso identificar a causa subjacente. Opções de tratamento incluem antialérgicos, corticoides nasais, broncodilatadores, corticoides inalados e antileucotrienos.