Que criou a ROTA?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Em abril de 1970, guerrilheiros, liderados pelo ex-capitão do Exército Brasileiro, e desertor, Carlos Lamarca, organizaram uma área de treinamento de guerrilha, no Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, região inóspita, montanhosa, esparsamente habitada e com muita vegetação.

15 de outubro de 1970

O 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) da Polícia Militar paulista foi criado em 15 de outubro de 1970. Atualmente, a Rota possui quatro companhias e o batalhão conta com 541 PMs, com apoio de 120 viaturas.

A “Doutrina de ROTA”, categoria nativa dos sujeitos da pesquisa, carrega em si uma série de histórias e prescrições morais que orientam as práticas profissionais e pessoais dos policiais que pertencem a este batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

Em 1998, Maluf, na disputa pelo governo do estado com Mario Covas (PSDB), usou e abusou em sua campanha de um mote hoje quase folclórico: “Rota na rua”.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) têm sua origem na antiga Companhia de Operações Especiais (COE), criada em 27 de outubro de 1964, tendo como seu primeiro Comandante o então Capitão Goro Yassumoto.

Como a pequena tropa serviu de embrião à PM paulista, Tobias é considerado o patrono da corporação e dá nome ao 1º Batalhão da Polícia de Choque de São Paulo, a famosa Rota – cuja alcunha completa, com nome e sobrenome, é Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar.

Ouça o texto abaixo em aúdio! O Batalhão de Operações Especiais, mais conhecido como BOPE, é uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, está presente em alguns estados brasileiros.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (4) a troca no comando das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O então líder da unidade, tenente-coronel Rogério Nery Machado, foi substituído pelo tenente-coronel Leonardo Akira Takahashi.

Na célebre obra "Rota 66 - A História da Polícia que Mata", o repórter e escritor Caco Barcellos diz que o sargento é o maior matador da Rota, a tropa mais letal da Polícia Militar. O livro atribui a Martinez a autoria de 45 mortes.

Sempre pensando em bem servir à população. Curiosidade: Em 1970, os policiais que integravam a ROTA passaram a ser chamados de Boinas Negras, uma forma de caracterizar os policiais que trabalham na unidade. Para eles, um símbolo de grandeza, pelo fato de pertencer à ROTA.

Os integrantes da ROTA, são denominados “Boinas Negras” e são norteados pelo lema “Dignidade acima de tudo”. Eles trabalham dia e noite para combater roubo à bancos e veículos, sequestros, homicídios, ações terroristas dentre outros crimes de natureza violenta.

Em goles (vermelho), que simboliza a audácia, grandeza e espírito de luta, cinco asas de águia em santor que é o símbolo da rapidez nas expedições militares, em ouro que simboliza o explendor, a soberania e a constância.

GOE e Rota são forças táticas que realizam policiamento especializado com prioridades específicas: os civis dão apoio às delegacias da cidade de São Paulo, enquanto os militares são encarregados de controlar distúrbios na capital e na região metropolitana.

Nas décadas seguintes, até os dias de hoje, a ROTA permanece como a unidade policial de elite mais temida pelos bandidos em São Paulo. Criada em 15 de outubro de 1970, a ROTA compõe o Primeiro Batalhão de Choque e, desde sua criação, tem como objetivo o patrulhamento ostensivo e de maior risco.

Os dois policiais militares da Rota, tropa de elite da Polícia Militar, foram baleados quando faziam patrulhamento, na noite de quinta-feira, em uma comunidade em Guarujá, no litoral de São Paulo.

Fernão de Magalhães foi um dos idealizadores da primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre realizada no século XVI. Apesar de ter idealizado a expedição, o português não conseguiu chegar ao final dessa viagem financiada pelo rei da Espanha.

A Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas, mais conhecida pelo acrônimo ROCAM, é um programa de policiamento que utiliza a moto como meio de deslocamento.

Continuar lendo Quem criou a Rota PM?