Que dia acender vela para Caboclo?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Quinta-feira é dia de cultuá-lo e de cultuar os guias que atuam na sua vibração, como os caboclos e caboclas de Umbanda. A vela para dedicar a eles é da cor das matas, é o verde.

Segunda-feira - Vela branca.

São em momentos como a própria Missa, durante uma Adoração Eucarística, nas novenas, em velórios, procissões, na nossa oração pessoal ou na oração em família, enquanto recitamos o terço, quando a capelinha chega na nossa casa, por exemplo.

"Senhor das matas, guerreiro, vencedor de demandas e feitiçarias, eu (diga seu nome completo) venho a vós, rogando vossa força e proteção em meu dia a dia para que nenhum mal me atinja e que eu tenha sempre meus caminhos abertos e protegidos por sua luz.

Os Caboclos são entidades cultuadas na Umbanda que podem se apresentar como índios ou boiadeiros. Os associados aos índios têm sua origem lidada aos nativos brasileiros e seus trabalhos são associados à cura, manipulando e receitando diversos tipos de ervas, banhos e chás.

De acordo com Irian Lezan, representante da Etnia Cabocla, os pratos servidos no jantar serão, quirera com carne de porco, paçoca de pinhão, entreverado de pinhão, revirado de feijão com bacon, carne de gado ao molho, aipim com molho de frango, lingüiça calabresa frita, batata doce, bolinho de fubá, saladas, canjica e ...

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

Quando você quiser realizar um desejo, acenda uma vela branca sobre um pires em oferecimento a Santo Expedito. Quando o seu objetivo for alcançado, bata o pé direito três vezes, repetindo o nome do santo a cada batida, e acenda outra vela branca, também sobre o pires, em agradecimento.

Quarta-feira na umbanda: Iansã
Para Iansã, dê preferencia para acender velas brancas ou com tonalidades de rosa e vermelho. A sua saudação é “Epahei”. Iansã é uma entidade também conhecida como a domadora dos ventos, raios e tempestades.

Oração para acender a sua vela:
"Senhor, que sois luz sem ocaso, ao acender essa vela possa a minha fé se fortalecer, a minha esperança se renovar e a minha caridade crescer. Quero também ser luz neste mundo, testemunhando com a minha vida a grandeza do vosso amor".

Isso acontece porque cada cor de vela é regida por um planeta, e a energia de cada planeta é mais forte em um dia da semana. Por isso, para melhor aproveitar a transmutação de energia das velas, você pode utilizá-la no dia certo.

Nunca mova ou toque a vela após acendê-la ou quando a cera estiver derretida, pois o suporte ficará muito quente.

Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.

Geralmente é a cor que vibra a energia do Orixá que a gente está invocando. Então, se você quer fazer uma firmeza para Caboclo, você acende uma vela verde, que vai vibrar no Plano Astral a energia de Oxóssi. Se você quer fazer uma firmeza para Exú, você vai acender uma vela preta.

A morada dos caboclos é a mata, onde recebem suas oferendas, sua cor é o verde transparente para as Caboclas e verde leitoso para os Caboclos, gostam de todas as frutas, de milho, do vinho tinto (para eles representa o sangue de Cristo), gostam de tomar sumo de ervas e apreciam o coco com vinho e mel.

Após dias recolhendo os alimentos, na Sexta-feira da Paixão ou no Sábado de Aleluia, os caboclos ou caretas dividem os alimentos entre si ou entre a população.

Dentre os registros linguísticos mais notórios dos caboclos está o “sotaque”, categoria nativa que nomeia uma situação de desafio em forma de bravata que estabelece um diálogo, uma alternância entre (en)cantadores.

Foi quando Zélio acabaria incorporando uma entidade, o chamado "Caboclo das Sete Encruzilhadas", em defesa dos pretos-velhos e dos caboclos. E disse que se ali não houvesse espaço para que negros e indígenas "cumprissem sua missão", ele, o tal caboclo, fundaria no dia seguinte um novo culto — na casa de Zélio.

É importante que o médium de umbanda tome um banho de ervas semanalmente, no dia em que terá gira no terreiro. Ele tem a função de descarregá-lo de energias densas, protegê-lo contra influências negativas e elevar as suas vibrações, para facilitar a aproximação de seus guias espirituais.