Que dia o homem mais sujo do mundo morreu?

Perguntado por: ovilela . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

“Amu Haji” – tio Haji – como era chamado, morreu no domingo (24) em Dezhgah, uma vila na província de Fars, no sul do país, informou a agência de notícias estatal IRNA.

Conhecido como "o homem mais sujo do mundo" por se recusar a tomar banho havia seis décadas, o iraniano Amou Haji morreu no último domingo (23), de acordo com a imprensa oficial do país.

5 minutos

Agora que já sabemos que lideramos o ranking de higiene pessoal, devemos esclarecer qual é o tempo necessário e recomendado de um banho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o banho tenha em média 5 minutos, para que você não gaste um número excessivo de água e não prejudique a pele.

Já os países que menos frequentam o chuveiro estão China e Inglaterra. 80% das mulheres inglesas não tomam banho todos os dias e que 30% delas chegam a passar até três dias sem se banhar. Na média global, a maioria das pessoas toma um banho por dia.

LZR Racer

O LZR Racer foi desenhado em cooperação com especialistas da NASA e, poder-se-á dizer, é o fato de banho "mais rápido do mundo".

Amou Haji se recusou a usar água e sabão por mais de meio século, temendo que o deixasse doente. O iraniano, que morava na província de Fars, no sul do país, havia se esquivado de tentativas anteriores dos moradores de dar banho nele.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Euromonitor e publicada pela Super Interessante sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.

Entre os antigos egípcios é onde encontramos os mais antigos relatos sobre o hábito de se tomar banho. Segundo documentos de mais de 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e parecia ser uma forma de purificar o espírito do indivíduo. Não por acaso, eles tomavam cerca de três banhos em um só dia.

Existem documentos de mais de 3.000 anos que relatam os costumes egípcios de tomar banhos diários, em uma média de três por dia. Tratava-se de uma prática ritualística com o intuito de purificar o espírito por meio do corpo.

“Não tomar banho leva ao acúmulo de oleosidade, células mortas e poluição, agravando o envelhecimento cutâneo. Além de aumentar o risco de micoses e infecções bacterianas. O banho diário deve ser estimulado”, complementa.

Independente se você gosta de tomar um, dois ou três banhos por dia, o importante para a sua sua saúde e higiene pessoal é que você aproveite esse momento não apenas para relaxar mas para focar na limpeza do corpo de forma eficiente.

O ideal é sempre tomar banhos rápidos, com água morna p fria, usar sabonetes neutros e usar buchas apenas p lavar os pés, as demais partes do corpo, recomendamos usar apenas as mãos, pois o fato de friccionar a pele, pode deixa-la ressecada. Para lavar a face, recomendamos sabonetes específico p o seu tipo de pele.

Além disso, pessoas hipertensas, com histórico cardíaco ou de hipotermia devem evitar o banho de água fria. Ainda assim, se você não quiser tomar banhos tão frios, também não tem problema, mas é importante lembrar que banhos muito quentes podem prejudicar a barreira cutânea da pele.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

A Índia

A Índia mantém uma média de sete banhos por semana; porém, em períodos de calor, essa quantidade dobra. A população também prefere banheiras no lugar de chuveiros e costuma cuidar muito de seus cabelos, principalmente com o uso de óleo de coco.

Mexicanos, colombianos e australianos também tomam muito banho, ao contrário, por exemplo, dos chineses, em que cerca de 40% da população toma apenas um banho por semana”, completou Claudio Santiago.

Segundo uma pesquisa feita em dez países, o brasileiro é o grande campeão mundial do banho. Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial. Em seguida, neste ranking estão os britânicos com 5,6 banhos por semana e os chineses com 4,9.