Que doces posso comer amamentando?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Se vontade de comer doce é constante, aposte em frutas cozidas, ou doces de frutas como goiabada e bananada, de preferência sem açúcar.

Alimentos industrializados e ultraprocessados como enlatados, embutidos, refrigerantes, biscoitos e sorvetes devem ser evitados. Como são alimentos pobres de nutrientes, cheios de açúcares e gorduras saturadas, atrapalham a produção de leite.

Não. Embora a mulher tenha que ter cuidado ao ingerir chocolate enquanto estiver amamentando, ela não precisa cortar esse alimento da dieta. O problema de comer chocolates na lactação é que algumas substâncias passam para o leite materno, provocando reações alérgicas no bebê.

As mamães devem evitar alimentos industrializados e ultraprocessados como enlatados, embutidos, refrigerantes, biscoitos e sorvetes.

O que não comer na amamentação
Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.

Quanto à segurança do açaí para mulheres que amamentam, apesar de várias tentativas de caracterizar a influência positiva deste suplemento alimentar na saúde da mulher, basicamente, o único fato que se sabe até agora é que o açaí é um remédio natural para muitas condições, e, portanto, pode ser seguro.

Em geral, Fabiana faz o alerta e diz que as mães que estão amamentando devem evitar doces, chocolates, bebidas gaseificadas e bebidas com cafeína, para não interferir em sua relação com o bebê.

Quem Fez Cesárea Pode Comer Chocolate? Chocolate também está liberado após o parto, mas sem exagerosaumento nos movimentos peristálticos do intestino e irritabilidade no bebê.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias.

“Tem dois alimentos que alteram o sabor do leite materno, se consumidos em grandes quantidades: o hortelã e o alho. A criança pode até estranhar o leite”, exemplifica. O chocolate só pode ser inserido na alimentação da criança depois do primeiro ano.

A APLV é mais comum no primeiro ano de vida devido à imaturidade do sistema imunológico intestinal. E mesmo que baixa, a exposição às proteínas do leite de vaca pelo leite materno acontece, sendo necessário que a mãe não consuma leite nem derivados desse alimento durante o aleitamento.

Prefira, na medida do possível, alimentos frescos e naturais. Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez.

Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde orientam que deve-se amamentar com leite materno até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até o sexto mês de vida do bebê.