Que elementos compõem o espaço geográfico de que forma o tempo se manifesta no espaço geográfico?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

2) De que forma o tempo se manifesta no espaço geográfico? Os sistemas de objetos condicionam a forma como se dão as ações e, de outro lado, o sistema de ações leva à criação de objetos novos ou se realiza sobre os preexistente. É assim que o espaço encontra a sua dinâmica e se transforma, ao longo do tempo.

O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado. Ele difere-se do meio natural por ser o local onde imediatamente se observa a atuação do ser humano sobre o meio, com a geração de seus respectivos impactos.

As representações de espaço geográfico e do tempo histórico indicam a hegemonia porque normalmente os hábitos e as características de um espaço são similares aquelas que possuem a hegemonia. Como por exemplo disso temos a relação entre o país colonizado e o colonizador.

01) O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação, precedendo a própria escrita. Nele, os elementos que compõem a paisagem geográfica são representados por pontos, texturas, cores e textos, ou seja, são usados signos, símbolos próprios da cartografia.

A natureza e a sociedade, por meio de uma relação indissociável, são os dois elementos que formam o espaço geográfico.

A paisagem modifica-se ao longo do tempo, seja por meio da ação de elementos naturais, como a chuva e o vento, seja pela intervenção antrópica, por meio da modificação do espaço. Essas variações são constantes, de diferentes ritmos, e marcam a adaptação do homem ao espaço geográfico.

Como fatores internos que podem transformar o aspecto da paisagem ao longo do tempo temos a erupção de vulcões, os terremotos e movimentos das placas tectônicas. Externamento temos a chuva e o vento, por exemplo.

O espaço geográfico pode ser definido por todas as diferentes paisagens que existem. É determinado por sua formação, o motivo da sua aparência, a intervenção da sociedade, o modo de vida das pessoas, dentre outros. Uma vez que compreende a investigação do espaço é, assim, tema de estudo da geografia.

Tempo é algo que vivemos, representa o momento, o instante, a época em que algo ocorreu ou existiu, ocorre ou existe, ocorrerá ou existirá. O que é espaço? Cada coisa ocupa um lugar, uma porção específica do espaço. O espaço, refere-se ao lugar que as coisas ocupam e onde os fatos ocorrem.

“O espaço geográfico é a acumulação desigual de tempos.”
Isto porque as materialidades e ações do passado convivem e somam com as materialidades e ações presentes. Sendo assim, a Geografia Econômica estuda essa “acumulação desigual de tempos” no espaço à luz das atividades econômicas.

LUGAR—É a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.

Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.

O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem.

As projeções cartográficas mais conhecidas são:

  • Projeção cilíndrica.
  • Projeção azimutal.
  • Projeção cônica.

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.

Elementos naturais são aqueles que não são resultados da ação humana, como os rios e montanhas. Já os elementos culturais são aqueles produzidos pela sociedade, como escolas, prédios e ruas.

São vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água. As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.