Que elementos nos unem à vida social?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os elementos que nos unem à vida social são três: trabalho, organização social e linguagem. A interrelação entre estes três elementos constitui a base da Dinâmica Social porque esta interrelação dialética permite compreender o desenvolvimento da sociedade.

Têm função duradoura; São interdependentes e coesas; Tendem a resolver ou auxiliar na resolução de conflitos sociais; Pretendem alcançar estabilidade.

Resposta: c) A sujeição ao processo de homogeneização e de valorização das relações sociais.

O ser humano foi criado para viver em sociedade, mesmo com nossas diferenças, precisamos somar esforços, convivermos com harmonia, paz, respeitando as diferenças e reconhecendo os bons exemplos, ao invés das desavenças. Precisamos buscar o equilíbrio nas relações, a paz e a harmonia.

A solidariedade social é definida por Durkheim como o laço que une os indivíduos, sendo responsável pela coesão social.

As relações sociais são o desdobramento das ações sociais, pois elas representam a união entre pessoas e grupos sociais. Todo o empírico aprendizado de cultura, que é a socialização primária acontece com as referências dentro da família, que é um exemplo de relação social.

Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir as relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.

Tipos de relações sociais
As relações de trabalho são geralmente regidas por normas hierárquicas e diferentes das afetivas. As relações sociais podem ser classificadas de maneira diferente, dependendo se nossa abordagem a respeito delas é psicológica, sociológica ou de outra natureza.

Principais instituições sociais responsáveis pela socialização. Podemos elencar como as principais instituições sociais do Ocidente contemporâneo e capitalista a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.

Exemplos de sistemas sociais são: o casamentos, times de esportes, amizades, empresas, exércitos etc.

Podemos considerar como instituições sociais: a família, a escola, o trabalho, a Igreja e o Estado. As instituições sociais atuam no processo de socialização, visando a adequação de cada indivíduo no grupo social.

Quais são os elementos do senso de comunidade?

  • Pertencimento.
  • Conexão emocional.
  • Influência.
  • Integração.

A estrutura social diz respeito à forma como uma sociedade se organiza, ou seja: principalmente através de relações complexas e constantes, que se interligam, como as relações estabelecidas entre os indivíduos, por meio dos papéis sociais que estes assumem.

Sendo elas:

  1. Respeito às pessoas, regras, direitos e diferenças;
  2. Gentileza;
  3. Saber ouvir;
  4. Conversar com os outros;
  5. Evitar uso de palavras de baixo calão;
  6. Aceitar seus erros;
  7. Ser cooperativo.

Relacionar-se com civilidade: agir de forma ética, é ser respeitoso com todas as pessoas com quem nos relacionamos, mantendo pensamento empático e tratamento de igualdade. A cortesia faz parte dessa conexão, então cumprimentar, responder cumprimentos e usar as “palavrinhas mágicas” devem fazer parte da rotina.