Que estilo de época precedeu o romantismo?

Perguntado por: zcastro6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

barroco (1601-1768); arcadismo (1768-1836); romantismo (1836-1881); realismo (1881-1902);

Estilo de época diz respeito a uma série de procedimentos estéticos que caracterizam determinado período histórico – porque foram usados repetitiva e constantemente, por uma ou mais geração de escritores.

O Arcadismo no Brasil foi o movimento literário posterior ao Barroco e anterior ao Romantismo.

O Romantismo termina no Brasil com a obra de Mulato de Aloísio de Azevedo. A escola literária que precedeu o romantismo foi: a escola do realismo e a que segui o foi: o arcadismo.

O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII.

Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

Resposta verificada por especialistas. É possível afirmar que o estilo de época que antecedeu ao humanismo é o trovadorismo.

Os 7 estilos universais são:

  • Natural Esportivo.
  • Tradicional.
  • Elegante.
  • Romântico.
  • Criativo.
  • Sexy.
  • Dramático Urbano.

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.

resgate do objetivismo com descrições detalhadas; sugerem a representação fiel da realidade; apontam falhas e propõem mudanças de comportamentos humanos e das instituições; substituem os heróis românticos por pessoas limitadas e comuns.

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza.

O Barroco era totalmente rebuscado ligado ao conflito de sentimentos, exagero e religiosidade. Já o Arcadismo oferta uma vida mais simples, com base na natureza. Para compreender melhor as características do Arcadismo é necessário saber o que acontecia em Portugal, berço desse movimento, durante o ano de 1.700.

Enquanto no Classicismo havia uma busca constante pela certeza e pelas verdades, no Romantismo, as certezas não existiam, o que levava o homem à insatisfação e à angústia. A mulher clássica era inatingível, deusa, refletia o amor divino.

Quinhentismo (século XVI)
Primeiro movimento literário do Brasil, o Quinhentismo surge no início do século XV sendo marcado pela chegada dos portugueses ao Brasil. Os textos do período surgem da necessidade dos viajantes de expressar as impressões das terras encontradas além-mar.

Características do pré-modernismo
É entendido como um período literário brasileiro que faz a transição entre o simbolismo e o modernismo. Por isso, é possível encontrar, nas obras dessa época, características de estilos passados, como: parnasianismo, realismo, naturalismo e simbolismo.

O Romantismo no Brasil foi um movimento literário que consagrou grandes nomes de nossa literatura. O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam.

O Romantismo é um estilo de época do século XIX. Ele surgiu no contexto histórico da Revolução Francesa, iniciada em 1789. Assim, com a ascensão da burguesia, a ideia de liberdade individual tomou força, o que muito contribuiu para o egocentrismo romântico.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque.

A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Quinhentismo (de 1500 a 1601); Barroco (de 1601 a 1768); Arcadismo (de 1768 a 1808);

Os gêneros literários são criações de Aristóteles, um filósofo grego da Antiguidade, que dividiu e classificou a Literatura pela forma e função.