Que exame detecta DTM?

Perguntado por: rbarros4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

A tomografia computadorizada de feixe cônico é muito usada na odontologia por ter uma captura em volume da região de interesse, diminuindo o tempo de exposição aos raios X e proporcionando imagens de qualidade para um diagnóstico preciso. Por isso, a tomografia é indicada para identificar a DTM.

Os principais sinais e sintomas relacionados à DTM são: dor intra-articular, espasmo muscular, dor ao fechar a mandíbula; crepitação, dor ou zumbido no ouvido; dor irradiada no pescoço; dor de cabeça; sensação de tamponamento no ouvido15. A dor de cabeça é um dos sintomas mais relatados pelos pacientes7.

A RM é o exame de eleição para o estudo da ATM quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles. É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes.

DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.

Que sintomas indicam um quadro de DTM? De acordo com o profissional, os principais sintomas de DTM são dores nas regiões das têmporas, perto do ouvido, ou na mandíbula; essa dor é desencadeada ou piora com movimentos mandibulares, como abrir a boca ou mastigar alimentos consistentes.

O que acontece quando a DTM não é tratada? Assim como em qualquer outra outra articulação do corpo, se não tratada, a DTM pode causar dor progressiva, inchaços, deslocamento e em casos extremos, a fratura do disco, limitando o movimento da mandíbula e o bom funcionamento do sistema.

DTM ou Disfunção Temporomandibular
Os desgastes na articulação temporomandibular e nos músculos adjacentes podem gerar dor na coluna e problemas posturais. Isso acontece porque os músculos desta região passam a modificar seu posicionamento no corpo.

O profissional preparado, indicado e capacitado para tratar da DTM, é o cirurgião-dentista.

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

Hábitos deletérios:

  • roer unhas;
  • respiração bucal;
  • sucção digital;
  • mastigação unilateral;
  • apoio da mandíbula e deslocamento com a mão durante o sono ou sentado;
  • morder lápis ou canetas;
  • uso excessivo de chiclete;
  • bruxismo ou apertamento dos dentes.

Existem 3 tipos de DTM: Muscular (Ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão), a articular (Ocorre tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por trauma ou doenças degenerativas, como artrite, osteoartrose e artrite reumatoide) e a mista (União dos distúrbios muculares e ...

Os principais sintomas são:

  • Som de cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Dificuldade para abrir a boca;
  • Edema facial;
  • Enxaquecas fortes e recorrentes;
  • Dores intensas próximo aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.

Os sinais da disfunção na ATM podem começar com sensibilidade muscular, dificuldade ou impossibilidade de abrir a boca e ruídos articulares - os famosos estalos. Fique alerta e identifique a complicação o quanto antes.

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma doença crônica que afeta a articulação da mandíbula. Ela resulta em dores e incômodos na região. No entanto, outro problema pode se manifestar dessa mesma maneira, o tumor marrom maxilar.

O principal tratamento para DTM, consiste em uso de PMR (placa miorelaxante), sendo possível indicar termoterapia, eletroterapia, agulhamento, infiltração, terapia medicamentosa e até tratamentos cirurgicos (nos casos articulares).

Se paciente aponta para a região da bochecha ou têmporas (áreas que possuem músculos) vai ter o diagnóstico de DTM muscular. Quando é apontado para a articulação é definida como DTM articular. O que esta sendo feito nada mais é que determinar a localização da dor.

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma alteração da articulação temporomandibular (ATM) que pode ser causada por um conjunto de fatores como hábitos parafuncionais (como roer a unha ou apoiar a mandíbula com as mãos), alterações hormonais, traumas ou alterações sistêmicas, fatores locais, etc.

Mas isso é compreensível, uma vez que elas se referem a termos diretamente relacionados, mas é fato que existem diferenças. ATM é a sigla que faz referência a uma articulação do corpo humano, enquanto DTM se refere aos problemas que acometem essa articulação.

Cirurgia para DTM nunca é a primeira opção
Apesar disso, o caso muda quando os procedimentos conservadores não obtiverem sucesso. Uma outra situação é quando o paciente apresenta tumores ou anquiloses na região. Nesses casos, talvez, a cirurgia seja o melhor caminho.