Que foi o mais popular poeta Arcade?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Tomás Antônio Gonzaga

Tomás Antônio Gonzaga - A obra do poeta árcade.

Principais obras:

  • Culto Métrico (1749)
  • Munúsculo Métrico (1751)
  • Labirinto de Amor (1753)
  • Epicédio (1753)
  • Lírica Ressonância (1753)
  • Obras Poéticas (1768)
  • Vila Rica (1773)
  • Poesias Manuscritas (1779)

- Basílio da Gama

  • Epitalâmio às núpcias da Sra. D. Maria Amália (1769)
  • O Uraguai (1769)
  • A declamação trágica (1772)
  • Os Campos Elíseos (1776)
  • Relação abreviada da República e Lenitivo da saudade (1788)
  • Quitúbia (1791)

a) Os poetas árcades defendiam o bucolismo como estilo de vida no campo, longe dos centros urbanos. A vida pobre e feliz no ambiente campestre contrasta com a vida luxuosa e triste na cidade.

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

Cláudio Manuel da Costa

Poeta, advogado e jurista brasileiro, Cláudio Manuel da Costa é considerado o precursor do Arcadismo no Brasil e destacou -se por sua obra literária, mais precisamente, a poesia.

A maior figura representativa do arcadismo em Portugal era o poeta português Manuel Maria Barbosa Du Bocage, mais conhecido pelo sobrenome Bocage.

Qual é o objetivo do Arcadismo? No contexto do Arcadismo, o objetivo do movimento literário e artístico era o de se contrapor ao Barroco, ou seja: focar a razão, trazer um vocabulário mais simples, diminuir o exagero na produção artística, utilizar uma linguagem séria, entre outros.

Além disso, eram chamados de “Poetas Fingidores” posto que utilizavam pseudônimos (nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina) em suas obras simulando sentimentos poéticos bem como imitavam os clássicos renascentistas.

Carpe Diem (Aproveitar a vida, viver o momento);

A poesia árcade repudiava as coisas inúteis e valorizava o contato com a natureza, símbolo de felicidade e harmonia. Seus cenários são as paisagens campestres e bucólicas, em contraste com o avanço industrial e a realidade social estabelecida na época.

Arcadismo no Brasil ou Neoclassicismo foi uma escola literária que surgiu no século XVIII através da publicação de “Obras Poéticas” de Cláudio Manuel da Costa e marcado também pela fundação da Arcádia Ultramarina, uma sociedade literária em Vila Rica (MG) influenciada pela Arcádia Italiana, cujos membros faziam uso dos ...

Temas simples, como: amor, vida, casamento, paisagem; Inspiração na vida em sociedade e no campo: fugere urbem; Relação entre o homem e a riqueza: aurea mediocritas; A ideia de aproveitar o dia, viver o momento com grande intensidade: carpe diem.

A arte neoclássica caracteriza-se pelo retorno ao equilíbrio clássico e pela imitação dos autores greco-latinos e renascentistas. Valoriza a perfeição formal, cultua a grandiosidade, repudia a decoração supérflua e desenvolve temas mitológicos históricos.

O Arcadismo Português terminou em 1825, com a publicação do poema “Camões”, de Almeida Garrett, o qual inaugura uma nova fase: o Romantismo. O maior destaque na produção árcade portuguesa foram os poemas, sendo Bocage um dos maiores representantes.

Os poetas árcades buscavam a recuperação dos princípios clássicos, pois estes eram considerados fontes de equilíbrio e sabedoria. Daí o nome arcadismo, pois a arcádia, morada dos pastores, representava o lugar perfeito para a obtenção do equilíbrio e da sabedoria.