Que fruta é boa para curar a ressaca?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Frutas. As opções com maior composição de água ajudam na hidratação e eliminação de toxinas. Melão, melancia, morango e abacaxi são ótimas opções.

Como eliminar o álcool do corpo mais rápido?

  1. Beba bastante água. Nada de feijoada ou outras comidas pesadas. ...
  2. Coma alimentos leves. pexels-any-lane-5945052. ...
  3. Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. ...
  4. Beba café

Embora a sensação de mal estar diminua, o corpo continua a sofrer com os efeitos da intoxicação pelo álcool caso você não dê a devida atenção à alimentação no dia seguinte. “Os refrigerantes fazem com que o álcool em excesso se dissipe e isso alivia a sensação ruim.

O consumo de álcool é o responsável pela ressaca e os sintomas deixam qualquer um derrubado por um bom tempo. Ao ingerir a bebida, o fígado aumenta sua atividade para retirar o excesso de álcool no sangue. Além disso, há identificação de desidratação e hipoglicemia, ou seja, baixa quantidade de glicose.

“Como o álcool aumenta a diurese, é importante sempre se hidratar muito bem. Água, água de coco, sucos em geral. Além de frutas que têm bastante líquido, como melão e melancia — além de repousar”, disse Débora Poli, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês.

A ressaca na manhã seguinte é um sinal forte de desidratação. Para curar isso, a água de coco é bem mais eficaz que a água. Isso porque possui os 5 eletrólitos presentes no sangue (bebidas como Gatorade possuem apenas 2 e a água mineral, nenhum), o que faz com que o corpo se reidrate mais rápido.

Quanto tempo dura uma ressaca? Em geral, os sintomas aparecem entre seis e oito horas após o fim do excesso alcoólico e podem ser observados por até 20 horas.

Alimentos que ajudam a melhorar a ressaca
Bebidas esportivas e água de coco: os isotônicos industrializados e a água de coco repõem os líquidos e sais minerais necessários para o funcionamento do organismo. Chá de gengibre ou hortelã: “Estudos mostram que o chá de gengibre pode reduzir a náusea e o enjôo.

A glicose auxilia na eliminação do álcool do organismo. Dê preferência aos alimentos ricos em açúcar natural, como as frutas.

3 - Pão e biscoito de água e sal
O consumo de álcool irrita a mucosa estomacal e eleva a acidez no órgão. Por isso, ingerir alimentos secos e salgados, como pães e biscoitos, pode diminuir os efeitos da ressaca, uma vez que esse tipo de comida desacelera a produção do ácido estomacal.

Para que seus níveis de glicose voltem ao normal e o açúcar possa queimar o álcool de seu organismo, o consumo de doces como palito de chocolate e outros pode ser a melhor opção. Alimentos ricos em carboidratos também podem ajudar!

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

4) Fígado x bebidas alcoólicas: órgão demora cerca de três dias para se recuperar. O consumo diário de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de doenças no fígado. De acordo com um estudo da Royal College of Physicians, o órgão precisa de pelo menos três dias para se recuperar.

Leite é fonte de cisteína, aminoácido que protege o fígado contra o álcool. O leite é uma das bebidas mais indicadas para curar ressaca, sabia? Ele é fonte de cálcio, acalma o estômago e ajuda a amenizar o mal-estar causado pela bebedeira.

Beba água.
Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.

A água e a gordura retardam a absorção de álcool pelo sangue, por isso o indicado é, antes de beber, ingerir alimentos ricos nesses componentes, como as frutas vermelhas e o abacate.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

Não exagere no café
Uma xícara de café até pode te dar mais energia para enfrentar um dia de ressaca e ajudar a aliviar a dor de cabeça, mas você não deve exagerar. O motivo para isso é que o café favorece a eliminação de água pela urina, agravando ainda mais os sintomas da desidratação.

A dose normalmente recomendada do Engov é de 1 a 4 comprimidos por dia, que devem ser ingeridos de acordo com a necessidade e intensidade dos sintomas apresentados, ou conforme orientação médica. Este remédio não deve ser usado como prevenção da ressaca, devendo apenas ser ingerido quando já se tem sintomas de ressaca.