Que horas pode bicicleta no ônibus?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Desde 2020, a Transurb liberou o embarque com bike das 9h às 16h e das 19h às 22h. Em finais de semana e feriados, o horário se estende das 5h às 22h.

Durante a pandemia, o embarque de bicicletas nas estações é permitido de segunda a sexta-feira das 10h às 16h e das 21h à meia-noite. Aos finais de semana e feriados, o embarque é liberado o dia inteiro.

As bicicletas dobráveis são permitidas nos trens em qualquer horário, desde que estejam embaladas em capa/bolsa protetora e seu volume não ultrapasse a medida 150x60x30cm.

De acordo com o artigo 59 do Código de Trânsito Brasileiro, não é permitida a circulação de bicicletas pela calçada – a menos que haja sinalização permissiva, pelo órgão público responsável.

As companhias variam nas exigências para fazer o transporte, sendo que a maioria delas cobra um preço fixo para cada bicicleta. A taxa costuma ficar entre 100 e 150 dólares.

Assim como nos aeroportos, para as viagens de ônibus também existem algumas proibições quanto a produtos e equipamentos que não podem fazer parte da bagagem do passageiros. De modo geral, é proibido transportar materiais considerados perigosos. Isto é, fazem parte desta lista armas, explosivos e produtos químicos.

Embalagem: a bicicleta deve estar acondicionada em um estojo rígido, uma bolsa para bicicletas ou uma caixa construída para o transporte da bicicleta. AZUL: Aceita transportar bicicletas em voos domésticos, cobra uma taxa de R$ 150.

· As bicicletas podem ficar estacionadas no bicicletário por até quatro dias, no máximo.

Quanto custa uma bicicleta eletrica? Os preços das bicicletas elétricas variam muito, dependendo do modelo e das características da bicicleta. Algumas bicicletas eletricas dobráveis podem custar menos de R$5.000, mas a maior parte das bicicletas eletricas custa mais do que esse valor.

De acordo com o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro/RJ) que fiscaliza o serviço de transporte intermunicipal de passageiros, não existem leis ou portarias que permitam ou impeçam o embarque de bicicletas em ônibus intermunicipal.

As estações onde encontramos bicicletários para guarda de bicicletas são: Sé, Liberdade, Paraíso, Tamanduateí, Vila Madalena, Corinthians/Itaquera, Guilhermina/Esperança, Carrão, Brás e Santa Cecília, Pinheiros, Fradique Coutinho e Butantã, da Linha 4-Amarela.

O embarque da bicicleta é permitido apenas no último carro dos trens, no limite máximo de quatro bicicletas por viagem. Confira abaixo os horários permitidos: Dias úteis: das 10h às 16h e após as 21h.

Transporte de pranchas e bicicletas
É liberado o embarque de bicicletas dobráveis durante o horário de funcionamento das estações e dos ônibus Metrô na Superfície.

É vedada, em qualquer hipótese, a concessão de AET para o transporte de cargas ou bicicletas nas partes externas dos veículos classificados nas espécies automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário. Art.

Em casos de outros tipos de bagagens, como bicicletas, é cobrado até 50% do valor da passagem e conforme tabela de medidas fixada na agência.

Na realidade, não.

“O motorista de ônibus é o profissional, deve prever as possibilidades de acidentes. Trata-se de direção defensiva. É necessário manter a distância em relação aos ciclistas e só buzinar se houver mesmo necessidade, já que isso pode assustar o ciclista.

Sem dúvida, andar de bicicleta emagrece. Afinal, o pedal é um exercício aeróbico, ou seja, uma atividade em que o nosso corpo utiliza oxigênio para gerar energia. Esse tipo de exercício emprega uma grande quantidade de músculos, ao mesmo tempo em que acelera a respiração e os batimentos cardíacos.

Outra exceção à regra da não circulação de ciclistas na calçada está no artigo 59 do CTB, sendo "permitida a circulação de bicicletas nos passeios", "desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via".