Que idade se cresce mais?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Há uma variação de idade de início e velocidade das mudanças no corpo. Nas meninas, ocorre no início da puberdade, entre 8 e 13 anos, e nos meninos na fase intermediária, entre 9 e 14 anos.

O crescimento finaliza com idade óssea de 15 anos.

A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é: - Nascimento – 1 ano de idade = 25 centímetros por ano. - 1 ano- 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano. - 3 anos - Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano (meninas = 8 a 10 centímetros ao ano; meninos = 10 a 12 centímetros ao ano).

Aumento de estatura
Mas nos meninos ocorre em média entre 9 e 14 anos (fase intermediária da puberdade), quando eles crescem de 10 a 12cm ao ano. Nas meninas, entre 8 e 13 anos (fase inicial da puberdade), o crescimento é de 8 a 10cm por ano.

Até 14 anos
Meninos 11 anos: 133,4 cm de altura mínima e 154,4 cm de altura máxima; 12 anos: 138,1 cm de altura mínima e 161,9 cm de altura máxima; 13 anos: 142,2 cm de altura mínima e 1 69,5 cm de altura máxima; 14 anos: 146,4 cm de altura mínima e 177,1 cm de altura máxima.

Deve começar consultando um médico de família ou pediatra, para saber quanto tempo ainda se vai crescer é necessário fazer um exame de idade óssea, através de uma radiografia de mãos e punhos.

A estatura média aos 12 anos exatos é 147,3 com desvio padrão de 7,24cm ( de 140-154cm). Calculamos o Z score : altura da criança - altura média p idade e sexo/ desvio padrão.

média de 161 cm.

É normal sim. A altura estimada é uma media da altura dos pais com uma uma margem de erro de 6,5 cm para mais ou para menos. Mas com 14 anos você ainda tem potencial de crescer mais.

Isso não significa doença ou problemas , lembrando que a altura possui influência de fatores genéticos , alimentares e ambientais. Porém é sempre importante passar em consulta médica para acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Um menino de 15 anos com 1,65 cm de altura não é considerado baixa estatura.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.

Obesidade, hábitos alimentares pouco saudáveis, estilo de vida sedentário e má saúde do coração durante a infância e adolescência podem aumentar o risco de problemas de saúde mais tarde na vida.

Até 14 anos
Nesta faixa etária, meninos medem, aproximadamente, 162 cm e pesam 48,8 kg. As meninas têm, em média, 159 cm e pesam 49 kg.

Crescimento físico em adolescentes
O estirão de crescimento em meninos geralmente ocorre por volta dos 12 aos 16 anos, com um pico normalmente entre 13 e 14 anos de idade; pode-se esperar um ganho > 10 cm no ano do pico de crescimento.

Praticar atividades físicas; Ter atenção à postura; Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos; Em caso de problemas específicos, fazer o tratamento hormonal com acompanhamento médico.

O final da fase de crescimento depende de vários fatores além da idade. O principal determinante para o crescimento (quando a pessoa não apresenta nenhum doença que possa interferir) é a puberdade. Caso a puberdade tenha começado mais tarde, pode ser que a fase de crescimento se prolongue além dos 17 anos de idade.

Os quadris se tornam mais arredondados e a cintura mais fina. Além disso, os seios crescem, os mamilos se desenvolvem e os pelos pubianos começam a surgir. Outra mudança primordial nesse processo é a primeira menstruação, conhecida como menarca.

Ao entrar na puberdade o crescimento da criança sofre a influência dos hormônios sexuais que vão resultar no estirão da adolescência. Nessa fase a velocidade de crescimento pode atingir até 10 cm/ano nas meninas e 15cm/ano nos meninos.

Continuar lendo Qual idade cresce mais?