Que igreja João Calvino fundou?

Perguntado por: dourique . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Ao longo dos anos, Calvino ajudou a estruturar a igreja reformada de Genebra, provendo-a de uma constituição, uma confissão de fé, um catecismo e uma liturgia, além de um hinário, o Saltério de Genebra, também idealizado por ele.

Com isso, em 1533, Calvino converteu-se ao protestantismo e por isso, durante a Inquisição foi perseguido por disseminar seus ideais e acaba por se refugiar na Suíça em 1536. Alcançou inúmeros seguidores em Genebra, cidade que ficou conhecida pelo grande número de refugiados que recebia.

Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro. João Calvino fundou, em 1534, uma religião que acreditava na predestinação, ou seja, que a salvação fora determinada por Deus.

Para arminianos, o ser humano pode resistir à ação do Espírito Santo em sua vida, ou seja, escolher não ser atraído por ela para a salvação em Cristo. Sendo assim, para ser salvo, primeiro o homem precisa escolher ir em direção a Deus e depois aceitá-lo.

O Luteranismo é a doutrina protestante, vertente do Cristianismo, pregada por Martinho Lutero, que acredita que a salvação das pessoas consiste na sua fé.

A Igreja Presbiteriana do Brasil adota a Confissão de Fé de Westminster, assim como as crenças básicas aceitas pelo cristianismo protestante, com destaque para as Sagradas Escrituras como Palavra de Deus, a doutrina da Trindade e Unidade de Deus, a necessidade de arrependimento, a justificação pela fé e a perseverança ...

Além da religiosidade, o calvinismo defendia outros princípios morais. A doutrina, por exemplo, enxergava no trabalho uma grande virtude a ser valorizada pelo cristão fiel. Assim, a riqueza pessoal e os lucros obtidos com o trabalho, vistos como pecado pelo cristianismo, eram também uma forma de honrar a Deus.

Quando estudamos as Reformas Protestantes, dois nomes destacam-se: Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564).

Segundo o biógrafo Courvoisier, Estrasburgo foi a cidade onde Calvino tornou-se verdadeiramente Calvino.

Surgimento do calvinismo
João Calvino foi um protestante francês que pregou sua doutrina em Genebra, na Suíça. João Calvino nasceu em Noyon, na França, em 1509 e tornou-se mestre em teologia quando ainda tinha apenas 18 anos.

Nesse ponto há uma grande diferença com o catolicismo. Seriam os clérigos católicos que avaliariam – no mundo material, pois no espiritual seria Deus – se a pessoa seria salva ou não, utilizando a prática da confissão. No calvinismo era a própria pessoa a regular sua conduta, interiorizando esses preceitos morais.

João Calvino: a ideia de que a salvação é previamente determinada por Deus.

O calvinismo é uma doutrina religiosa, também chamada de fé reformada. O ponto central do pensamento religioso de João Calvino é a predestinação. O calvinista acredita que, desde a criação do mundo, Deus estabeleceu quais indivíduos seriam salvos e quais seriam condenados.

Conversão ao Protestantismo
Depois de formado voltou à Paris, abandonou a Igreja Romana e converteu-se ao protestantismo, iniciando uma fase de intensa colaboração com o reitor da Universidade de Paris, Nicolas Cop, quando este afirmou seu apoio às reformas de Martinho Lutero.

Nome de origem latina, tornou-se mais usado devido ao dissidente católico e reformador protestante João Calvino (1509-1564) que fugiu da Inquisição para a Suíça onde fundou o Calvinismo. Calvin é uma personagem da banda desenhada Calvin & Hobbes da autoria de Bill Waterson.