Que influência tem a dança de rua?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A Dança de Rua resgata este autoconhecimento, busca em sua cultura a manifestação de seus sentimentos e emoções, é uma modalidade que possui liberdade de criação, sempre contemporânea e que desperta cada vez mais o interesse dos educadores, sendo valorizada e respeitada fora e dentro das escolas.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO STREET DANCE

  • Coordenação motora.
  • Flexibilidade.
  • Musicalidade.
  • Socialização.
  • Desenvolvimento cultural do estilo.
  • Memorização.

É importante que percebam que as Danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados harmoniosos, rápidos, ora simétricos, ora assimétricos, fazendo uso das pernas, cabeça e ombros, coreografados, com músicas que possuem uma “batida forte”.

Rap: rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura. Graffiti: que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo. Break dance: que representa a dança.

No Brasil, a dança de rua começou a “engatinhar” em meados de 1982, por meio de manifestações de dançarinos amadores, e somente em 1991 se tem registros desta prática, através do surgimento de grupos específicos de dança de rua e locais destinados ao desenvolvimento desta expressão de dança (CIRINO, 2002).

porque a dança é manifestação cultural e histórica do brasil e do mundo. Com isso não só o povo brasileiro e sim de outros países e seus continentes demonstram isso através de sua expressão corporal tendo boa postura e linguagem corporal.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Os vários tipos de dança de rua desenvolvidos no Brasil derivam, basicamente, da música negra norte-americana. Nos anos 1960, o cantor James Brown catalisou os primeiros passos do funk, abrindo caminho para outras manifestações corporais.

Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.

A dança é exercida com a finalidade artística, recreativa ou ainda para fins esportivos, como é o caso da ginástica rítmica. Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todos os gênero, desde crianças, adultos ou até idosos.

O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como entretenimento, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito.

É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break).

Os Estilos de Dança das Danças Urbanas
Ele engloba quatro elementos: O Breaking, Grafite, Dj e Mc. A dança é ligada pelo Breaking onde tem outros estilos que vêm das Danças Urbanas; o Hip Hop Dance é a essência da dança.

No Brasil, a maioria (dos dançarinos) ainda é muito discriminada. Tem muito preconceito por parte dos familiares e do próprio governo. Acham que é vandalismo, coisa de maloqueiro, de vagabundo”, diz. “No Brasil, muitas vezes já aconteceu de sermos parados pela polícia por estarmos dançando nas ruas.

Dança urbana (dança de rua) é um estilo de dança que se desenvolveu a partir do dance studio (possivelmente nos Estados Unidos). Consiste em uma forma de dança que pode ocorrer em ruas, blocos, parques, locais abertos, raves e clubes. O termo é usado para descrever danças que ocorrem em um contexto urbano.

A dança de rua (street dance) é formada por vários estilos de danças com movimentos fortes, rápidos, com sincronia, harmoniosos, geralmente, com a movimentação de várias partes do corpo e coreografia. Ela é bem aceita pelos jovens e, muitas vezes executada em ruas, clubes, espaços públicos, parques, etc.