Que mal faz fumar pod?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Muito popular entre adolescentes e adultos jovens, o cigarro eletrônico pode causar lesões pulmonares graves e levar à dependência da nicotina. Além disso, pode provocar danos na mucosa oral, irritação da garganta e olhos, rinite, pneumonia e outras condições.

O cigarro eletrônico sem nicotina ainda sim não é uma opção segura ou recomendável, já que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças respiratórias. Uma doença pulmonar cada vez mais comum por conta do consumo do vape é a Evali, encontrada pela primeira vez em 2019.

Apesar da promessa de ser uma opção menos danosa à saúde e supostamente ajudar no combate ao consumo dos cigarros tradicionais, o médico pneumologista Helder Vinícius Ribeiro afirma que não há diferença entre os dois produtos e destaca o mal que o dispositivo pode fazer.

Pod descartável sem nicotina
Elas são indicadas para quem procura o uso recreativo do vape, como usar em festas ou encontros com os amigos e são opções mais saudáveis que não causam dependência.

Cigarros eletrônicos causam dependência
Não é fácil deixar de usar cigarros eletrônicos porque, assim como os cigarros convencionais, eles contêm nicotina, substância que causa dependência. Algumas das versões eletrônicas têm sal de nicotina, que é ainda mais potente e viciante.

O vape não é positivo para a saúde, mas é bem menos nocivo, se compararmos com o cigarro comum. E isso tem se tornado um certo perigo para fumantes desinformados. O que percebemos é que há muitas pessoas trocando o cigarro comum pelo eletrônico e mantendo o mesmo hábito de vaporar frequentemente. Isso é perigoso.

Tontura: Praticamente atrelada apenas ao uso da nicotina, quando se começa no vaping é comum acabar errando na dose inicial de nicotina, pois cada organismo responde de forma diferente, o que pode levar a tonturas leves. Uma análise na concentração de nicotina e potencial diminuição é indicada nestes casos.

Então, fique de olho nos 4 pontos que destacamos a seguir.

  1. Falta de flexibilidade.
  2. Consumo de nicotina.
  3. Risco de dependência.
  4. Risco de desenvolver doenças.

Nikbar Zero Nic

O Nikbar Zero Nic, também conhecido como Pod System NikBar 1000 puffs, é um cigarro eletrônico descartável leve, prático e fácil de ser levado para qualquer lugar! Além disso, a grande novidade é que o Nikbar Zero Stig NÃO possui nicotina em sua concentração!

Dá pra ficar chapado usando cigarro eletrônico? - Quora. Não. Nicotina não dá barato. O que a molecada faz é forçar uma inalação abusiva até se sentir mal.

Diferentemente da versão de papel, que queima por combustão, o modelo funciona à base de vaporização. O dispositivo contém um líquido que, ao ser aquecido, gera o vapor aspirado e exalado pelo usuário. Segundo os fabricantes, essa seria a razão que torna os eletrônicos menos prejudiciais que os tradicionais.

Em média, cada cigarro tem um pouco menos de 1 mg de nicotina. Uma vez que um “pod” tem 1,3 ml, nesta concentração de 5% temos 3 maços de cigarro em quantidade de nicotina.

Quanto tempo a nicotina leva para sair do corpo humano ao parar de fumar? Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo.

Além da doença específica dos vapes, os cigarros eletrônicos podem causar os mesmos problemas que o uso do cigarro "normal", como câncer de pulmão e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Dpoc) — anteriormente, esta condição era conhecida como enfisema.

Há um acúmulo de evidências que sugerem que fumar narguilé e cigarros eletrônicos pode trazer riscos semelhantes ou mesmo maiores que outras formas de uso de tabaco, comprometendo a saúde de seus usuários. “Uma hora de uso do narguilé corresponde a 100 cigarros comuns.

Deixar o dispositivo na posição horizontal (deitado). Sempre que não estiver usando e for guarda-lo, deixe sempre na vertical (em pé).

Maior porta de entrada para o fumo
De acordo com Faleiros, o cigarro eletrônico tem 4 vezes mais chances de viciar porque a nicotina atinge mais rapidamente os pulmões, a corrente sanguínea e o cérebro e também porque a dose de nicotina chega a ser até 14 vezes maior que a de um cigarro comum.