Que médico procurar para a mucocele?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O dentista especializado neste tipo de lesão é o Estomatologista. Portanto, ele deve ser o profissional procurado para avaliar a mucocele e indicar ou não a necessidade de cirurgia.

Procurar um dentista é urgente, já que essa bolha pode se estabelecer e não se desfazer, como é esperado. É importante fazer um diagnóstico preciso que exclua a possibilidade de ser um tumor maligno.

A micromarsupialização modificada demonstrou neste relato de caso ser uma técnica simples, bem tolerada pelo paciente, pouco invasiva, de baixo custo e eficaz no tratamento da mucocele selecionada. A mucocele é uma lesão benigna da cavidade oral envolvendo as glândulas salivares e seus respectivos ductos.

Na maioria dos casos, a tendência é que a lesão se desfaça sem que seja necessária nenhuma intervenção do dentista. Isso porque o canal que sofreu a lesão tende a cicatrizar. Então, a mucocele geralmente rompe, eliminando o líquido do seu interior.

Outras opções de tratamento incluem a remoção a laser do cisto ou a crioterapia para congelar a lesão e, em seguida, removê-la. Para acelerar a cura, você pode enxaguar a boca com água salgada, pois isso torna a cicatrização mais rápida.

A mucocele não é contagiosa e, geralmente, regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia para remover o cisto e a glândula salivar afetada.

A mucocele na boca é uma condição que causa o surgimento de uma bolha no interior da boca por conta da obstrução do fluxo salivar. Ela pode surgir nas mucosas bucais, como lábios, língua e parte interna das bochechas e tendem a desaparecer sozinhas com o passar de algumas semanas.

Para o tratamento de mucocele são descritas as seguintes técnicas: completa excisão da lesão com bisturi ou com laser, a marsupialização, a micromarsupialização, a criocirurgia. Umas das opções de tratamento para a mucocele é a remoção cirúrgica por meio do laser de diodo.

Tratamento do cisto mucoso
Ele pode usar uma agulha estéril para furar a parte superior do cisto e drenar o líquido e, por fim, o cisto desaparecerá.

O diagnóstico de mucocele é clínico e na anamnese deve-se investigar um trauma prévio (5). O profissional deve ficar atento aos diagnósticos diferenciais como hiperplasias fibrosas, papiloma focal, lipoma ou fibroma (1).

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca. O Dr.

Uma das possíveis causas para o surgimento da mucocele é o trauma, ou seja, a ocorrência de alguma “pancada” na região da boca. O machucado pode fazer com que as glândulas se “fechem” a partir do choque, gerando a obstrução.

Identificar o que está causando o trauma ou a obstrução do ducto da glândula salivar direciona para a melhor medida a ser tomada para evitar a recorrência da mucocele. Em alguns casos, indica-se a remoção das glândulas salivares situadas próximas à lesão”, destaca a profissional.

Mucocele é uma lesão benigna comum da mucosa oral e que se origina de glândulas salivares. O termo “cele” provém do grego kele e pode significar tumor, hérnia, ou tumefação, sendo especialmente empregado para denominar cavidades vazias, concavidades com a ideia de câmaras ou flutuações.

A mucocele através do fenômeno de extravasamento de muco apresenta superfície regular com coloração ou transparência azulada, tendo uma localização mais superficial e seu diâmetro varia de uns poucos milímetros a uns poucos centímetros.

Essas lesões têm nomes estranhos, mucocele e rânula. Quando aparecem nos lábios, na língua, no palato mole – a parte de trás do céu da boca, ou na mucosa jugal – a parte interna das bochechas são chamadas de mucocele. Já quando aparecem no assoalho da boca, embaixo da língua, são as rânulas.

Causas e características
Esses restos, quando mal absorvidos pelo organismo, podem se proliferar e formar cistos na região. Algumas situações propiciam o seu surgimento, como doenças infecciosas na região da boca, nariz e garganta, resfriados, estresse, imunidade baixa e desgaste físico e mental são fatores de risco.

Quando aparecem pequenas bolhas na boca geralmente as pessoas não dão muita importância, mas é importante ficar atento: elas podem ser uma doença chamada de mucocele, também conhecida como cisto mucoso.

Esse nódulo pode ser causado por um abscesso da gengiva, de um dente ou por irritação. Mas, como alguns tumores anômalos no interior ou ao redor da boca podem ser malignos, os tumores devem ser examinados por um médico ou dentista imediatamente.