Que nome se dá a um ângulo de 90 graus?

Perguntado por: sferrari . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

Ângulo reto: Um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente 90 graus. Assim os seus lados estão localizados em retas perpendiculares. Ângulo obtuso: Um ângulo cuja medida está entre 90 graus e 180 graus. Na figura seguinte temos o exemplo de um ângulo obtuso de 135 graus.

triângulo retângulo

O triângulo retângulo apresenta, em um de seus ângulos internos, um ângulo de 90°, ou seja, um ângulo reto. Além disso, é válido destacar que o lado oposto ao ângulo reto é chamado de hipotenusa e os demais lados são chamados de catetos. Nesse triângulo, é válido o teorema de Pitágoras.

Quando temos dois ângulos cuja soma é igual a 90°, eles são chamados de complementares; já quando tempos dois ângulos cuja soma é igual a 180º, eles são chamados de suplementares.

90 graus é um quarto de uma volta completa.

Ângulos: o que são e os diferentes tipos

  • Ângulo agudo.
  • Ângulo reto.
  • Ângulo obtuso.
  • Ângulo raso.

1/4 volta = 90 graus = 90° (ângulo reto)

O ângulo raso mede 180°. Como uma volta completa representa um ângulo de 360° e 180° é exatamente metade de 360°, o ângulo raso também representa meia-volta. Analisando a imagem acima, notamos que as semirretas que formam um ângulo raso são “lados” de uma reta.

Um ângulo pode ser classificado de acordo com a sua medida. Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo, reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro.

Com relação aos lados, os triângulos podem ser:

  • Equilátero. Triângulos equiláteros são aqueles que possuem os três lados iguais (mesmo comprimento) e, consequentemente, três ângulos internos iguais de 60°. ...
  • Escaleno. ...
  • Isósceles. ...
  • Retângulo. ...
  • Acutângulo. ...
  • Obtusângulo.

Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.

Todo triângulo possui três vértices, três lados e três ângulos. Em todo triângulo, o lado maior é oposto ao ângulo maior e o lado menor é oposto ao ângulo menor. A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180°. Um triângulo é chamado de equilátero se todos os lados possuem a mesma medida.

O ângulo mais comumente encontrado em nosso cotidiano é o ângulo reto, que é o ângulo de 90º.

Ângulos complementares são ângulos cuja soma é igual a 90 graus. Por exemplo, 70° e 20° são complementares porque 70° + 20° = 90°.

Os retângulos são paralelogramos cujos ângulos internos são retos (daí o nome retângulo). Eles possuem todas as características dos paralelogramos e uma propriedade específica, a saber: “As diagonais de um retângulo são congruentes.”