Que pai Ogum abençoe?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Que nosso Pai Ogum abençoe este dia com suas vibrações de transformações e vitórias, e possa nos ajudar a transformar nossas vidas para melhor, nos dando sustentação para as batalhas diárias. Saravá Ogum!

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

Ogum, meu Pai – Vencedor de demanda, poderoso guardião das Leis, chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida. Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades. Mensageiro de Oxalá – Filho de OLORUN.

Ogunhê é a saudação pertinente ao orixá Ogum. Ogunhê, meu pai!

Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo. Outros agrados: Milho, cana de açúcar, feijão fradinho, feijão branco, farinha de milho, mandioca, fava, rabanete e abobrinha.

Diário – Qual é a oferenda que deve ser feita para homenagear Ogum? Everton – Uma bandeja com cerveja branca e uma costela assada sem sal e com sete ossos.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Certa vez Ogum apaixonou-se por Oxum, esposa de Xangô.
Os Orixás fizeram de tudo para chamá-lo de volta, mas apenas Oxum com seus encantos da dança e canto conseguiu!

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros).

Filhos de Ogum no amor
No relacionamento, eles são pessoas que não se apegam a ninguém. Assim, costumam trocar sempre de parceiros até realmente encontrar seu grande amor. No entanto, costumam ser bastante egoístas quando se trata de assuntos do coração.

Salve Ogum! Expressão corporal: braços cruzados a frente do peito, com os dedos minguinho, anelar e do meio encolhidos e os indicadores e polegares estendidos.

Oxalá é meu Pastor, nada me faltará! E o meu cálice que é meu coração transborde com a pureza de Ibejada; E certamente, a bondade e a misericórdia de Oxalá estarão comigo por todos os dias de minha vida!

Ogum. Esse Orixá poderosa é homenageado as terças-feira na Umbanda e o seu dia é 23 de abril.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

O número associado a Ogum é o sete, que ele divide com seu ir- mão, Exu.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Se já souber qual é o seu orixá, veja abaixo o dia mais indicado para acender velas e fazer rituais em casa para cada um deles para que nunca falte luz em sua vida: Domingo: Nanã e as almas. Segunda-feira: Exú, Omolú e Obaluaiê Terça-feira: Ogum, Oxumarê e Irôko.

As cores para este orixá são fortes: vermelho ou azul escuro (depende de cada casa) e demarcadas, como a força de Ogum.

São valentes, objetivos e corajosos
Os filhos de Ogum são muito persistentes, objetivos para atingir uma meta, dão tudo de si quando se propõem a conquistar algo. São líderes natos, valentes, impetuosos, destemidos, e quando colocam alguma coisa na cabeça, dificilmente alguém consegue tirar.