Que país criou a dança?

Perguntado por: smeireles . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Como citamos no início do texto, no antigo Egito eram feitas homenagens a Osíris com as danças astro-teológicas. Alguns homens começaram a desenvolver danças religiosas, incorporando movimentos como o espacate, as danças em casal ou torneios.

ano 9000 a.C.

A dança é uma das formas de expressão mais antigas usadas pelo ser humano. Seus primeiros registros remontam à Pré-História, mais especificamente ao período Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Por volta do ano 9000 a.C., os seres humanos já dançavam.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

a primeira dança foi o balé ,Segundo consta, o primeiro balé teria sido apresentado no Rio de Janeiro em 1813, no Real Theatro de São João, hoje João Caetano. Em 1913 e 1917 veio Nijinsky e depois Pavlova (1918 e 1919), que se apresentaram no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

As danças populares brasileiras surgiram da fusão da cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Segundo BARRETO (2004), a dança tem diversos sentidos e significados podendo ser praticada como forma de expressão artística, expressão humana, expressão de sentimentos e expressão da sociedade, como forma de aquisição de conhecimentos, de práticas de lazer, de prazer, como libertação da imaginação, desenvolvimento da ...

O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza.

A dança pode ser utilizada com outros objetivos específicos. Por exemplo, demonstrar beleza, como ritual de passagem ou casamento, para celebrações ou festividades, para funções espirituais, para demonstrar força ou para encontrar outra tribo aliada.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre).

Os moradores originais do nosso país deixaram muitas marcas nas principais danças brasileiras. Afinal, vieram dos indígenas um dos ritmos mais populares do Brasil, como o bumba-meu-boi, o baião e o carimbó, e outros menos conhecidos, como a catira, o caiapó, o cururu e a jacundá.

Na Pré-História, dançava-se pela vida, pela sobrevivência, cultuando a Natureza em busca de alimentos, água e também em forma de agradecimento. O homem evoluiu e, com o tempo, a Dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais.

A seguir, apresentaremos 7 dos mais populares tipos de danças típicas da região Sul do Brasil.

  1. 1 – Chula gaúcha. ...
  2. 2 – Vaneira. ...
  3. 3 – Mazurca. ...
  4. 4 – Chimarrita – Dança típica da região Sul de origem portuguesa. ...
  5. 5 – Milonga. ...
  6. 6 – Pau de Fitas – Dança das fitas. ...
  7. 7 – Dança da Balainha.

Essa é uma manifestação do folclore brasileiro onde a dança e música estão presentes. Surgida em Pernambuco no século XVIII durante o período colonial, tem influência africana, portuguesa e indígena. As danças são elaboradas e as pessoas vestem figurinos coloridos e extravagantes.

Forró

Mas, com certeza o mais popular dentre os ritmos e danças típicas nordestinas é o Forró. Dizemos isso com propriedade, visto que o Forró é dançado não somente no nordeste, como no Brasil inteiro.

Continuar lendo Que país criou o meme?