Que polui o mundo?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Lançamento de esgoto em ambientes aquáticos. Despejo de lixo diretamente no mar, rios ou lagos. Vazamento de petróleo decorrente de acidentes marítimos. Poluição dos lençóis freáticos com os pesticidas que são levados pela chuva.

Alguns dos "vilões" da saúde humana e principais causadores da poluição ambiental são: a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis, degradação do solo e das águas, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, etc); a poluição sonora; a poluição visual; a radiação nuclear (liberada pelas usinas), entre outras.

Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem.

Poluição da Água
Lançamento de esgoto em ambientes aquáticos. Despejo de lixo diretamente no mar, rios ou lagos. Vazamento de petróleo decorrente de acidentes marítimos. Poluição dos lençóis freáticos com os pesticidas que são levados pela chuva.

São Paulo - Metal pesado encontrado em abundância na crosta terrestre, o chumbo é o poluente de maior ameaça em escala global: estima-se que 10 milhões de pessoas vivam em regiões contaminadas.

A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento para a agricultura e as atividades industriais aumentaram as concentrações atmosféricas de CO2 de 280 partes por milhão (ppm), há 200 anos, para cerca de 400 ppm.

É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos. Os químicos mais comuns envolvidos são hidrocarbonetos de petróleo, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (como naftaleno e benzo(a)pireno), solventes, pesticidas, chumbo e outros metais pesados.

A resposta dessa pergunta está resumida na alta concentração de substâncias químicas, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), derivados da combustão do carvão, óleos jogados diretamente no solo, resíduos sólidos (o nosso lixo) e muito mais.

A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.

A atividade agropecuária, segundo o Seeg, é a que mais contribui pelas emissões de gases do efeito estufa no Brasil. O setor reponde por 71% de todo o gás carbônico emitido no país, levando em consideração questões diretas, como o metano produzido pelos rebanhos bovinos, e indiretas, como o desmatamento.

A ONU aponta que, no setor da indústria, a queima de carvão para produção de energia, além do uso de solventes nas indústrias de químicos e minerais são os principais responsáveis pela poluição do ar.

Monóxido de carbono
Dentre todos os gases poluentes, o CO é o mais abundante e de maior distribuição na camada inferior da atmosfera. Por ser um gás insípido, inodoro e incolor, é impossível detectar a presença do CO em um ambiente sem a utilização de analisadores eletrônicos de gases.

Plástico filme e papel alumínio
Basicamente, sua produção gera um grande impacto ambiental, com o uso de combustíveis fósseis, e, embora possam ser recicláveis, eles não são reciclados. Como substituir: Para armazenamento de alimentos, potes herméticos ou estes panos encerados são perfeitos.

A poluição do ar é causada principalmente pelas atividades antrópicas, como a queima de combustíveis fósseis por veículos terrestres e a atividade das indústrias e usinas, embora não se restrinja a esses fatores.

Há 7 mil anos!

O problema da poluição urbana ocorre desde o século XIX, na Inglaterra no início da revolução industrial, hoje, depois que o mundo passou por três revoluções industriais e pelo crescimento populacional, esse se encontra com uma população de mais ou menos 6 bilhões de pessoas consumindo e gerando lixo e poluição.

Poluição é a degradação do meio ambiente que ocorre por meio de alterações químicas ou físicas, devido, por exemplo, ao lançamento de substâncias. Esse processo de degradação pode desencadear prejuízos a todos os seres vivos, à saúde humana, ao bem-estar e também à economia.

Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, lideram a lista, seguidos por Porto Velho (RO) e Lábrea (AM). Em 2019, os 10 emitiram juntos 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e). Isso corresponde a mais poluição na atmosfera do que todas as emissões de países como Peru e Holanda.

O título de menor poluente entre os países não-insulares, por sua vez, está com Liechtenstein, considerado um “microestado” fronteiriço entre a Áustria e a Suíça. O país é controlado por um dos príncipes mais ricos do mundo, Hans-Adam II, que também controla um banco na pequena nação de 37 mil pessoas.

O que está deixando o mundo doente? Águas contaminadas, ar poluído, solo degradado, desequilíbrio ecológico, clima em transe… Os alertas são claros: o mundo agoniza — e nós também. … A poluição do ar nas grandes cidades tem alcançado níveis nada seguros para a saúde humana.

Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas. Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais.

Continuar lendo O que polui o rio?