Que profetiza desgraça?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Significado de Agoireiro. adjetivo Que carrega consigo mau agoiro (agouro); agourento. Que prevê desgraças; que anuncia notícias péssimas. Que crê em agoiros; supersticioso.

Jeremias 25–26 é semelhante em ordem e tema a Jeremias 21–22. No capítulo 25, Jeremias profetizou com toda a certeza que a Babilônia conquistaria Judá porque a nação rejeitara as palavras de Jeremias e de outros profetas (como Leí).

V. 5 - A fórmula Eis que dias virão é própria de oráculo. Também em outras passagens esta mesma expressão inicia o oráculo de Deus.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Em Jeremias, capítulo 18,1-6, está escrito: “Palavra do Senhor que veio a Jeremias, dizendo: “Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.

40 anos

Isaías foi profeta em Jerusalém por cerca de 40 anos (de 740 a 701 a.C., aproximadamente), durante o reinado dos reis Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés do reino de Judá, ao sul. Ele era casado e tinha pelo menos dois filhos (ver Isaías 7:3; 8:1–3).

Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.

Porque Deus é justo e cumpre suas promessas: Jeremias fala que Jerusalém será renovada e restaurada devido à justiça e fidelidade de Deus no cumprimento de suas promessas, independentemente do tempo em que essas tenham sido feitas. A aliança davídica ocorreu com a promessa de que haveria um rei justo.

A metáfora sugere a transferência dos pecados das mulheres prostitutas – que serão, por isso, severamente castigadas – a toda a cidade, passando a uma concepção de mulheres em geral como potencialmente prostitutas e idólatras.

O texto sobre o qual vamos refletir hoje é tirado de Jr 7,23-28. Trata-se do lamento de Deus, na voz de Jeremias, em relação ao comportamento dos judeus que não ouviram a Sua voz, não aceitaram os profetas, perderam a fé e seguiram as perversidades de seus pensamentos.

Lamentações 5 contém um lamento de humildade. Nessa lamentação em forma de oração, Jeremias fala em nome do povo que se deu conta de seus pecados e deseja o perdão.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

Introdução. Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos. Antes disso, as profecias de Jeremias sobre o cativeiro de Judá foram lidas para o rei Jeoiaquim que as cortou e as queimou.

V. 9: Jeremias queria desistir. Não queria mais mencionar nome de Deus, muito menos pregar a sua palavra. Mas o seu chamado era como fogo que ardia dentro dele.

É importante orar para saber o que fazer. Você deve sempre orar, mas também deve estar disposto a se levantar e agir. O Espírito Santo pode ajudá-lo mais facilmente quando você estiver disposto a agir.

Um profeta é um homem chamado por Deus para ser Seu representante na Terra. Quando um profeta fala por Deus é como se Deus estivesse falando (ver D&C 1:38). Um profeta é também uma testemunha especial de Cristo, que presta testemunho de Sua divindade e ensina Seu evangelho.

Jeremias enfrentou muitas dificuldades e oposições ao longo de seu ministério. Ele foi ridicularizado, perseguido e preso. No entanto, ele continuou fiel à sua chamada e à mensagem de Deus. Isso nos ensina que obedecer a Deus pode ser difícil e mesmo doloroso, mas no final das contas, a recompensa vem.

Como vaso nas mãos do Senhor, somos vaso em construção, pois Ele está aperfeiçoando nossa vida. À medida que trabalha nela, ao mesmo tempo Ele faz dela um instrumento de bênçãos em Suas mãos. Levando em conta que somos vaso de barro, é preciso que nos cuidemos, assim como permaneçamos nas mãos do Senhor.

Estar nas mãos de Deus sugere que não apenas estamos sob Seus cuidados, mas que também somos amparados e protegidos por Seu extraordinário poder. Do princípio ao fim das escrituras, existem referências à mão do Senhor. Sua assistência divina é testemunhada repetidamente.