Que Santo Antônio carrega no colo?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

No colo de Santo Antônio: representa a extraordinária intimidade do santo com Jesus. Em algumas representações o menino acaricia lhe o rosto.

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, tem a fama de casamenteiro e é invocado para encontrar objetos perdidos, por exemplo. Mas a sua vida e sua obra também lhe renderam outros títulos e ensinamentos para a vida do povo de Deus.

A imagem de Santo António é, como se sabe, representada com o Menino Jesus ao colo pela grande cumplicidade e companheirismo entre os dois. Conta a lenda que, em Mação, ia o Santo buscar lenha do outro lado do Tejo, a pedido de sua mãe, quando verificou, na volta, que barco e barqueiro tinham desaparecido.

Provavelmente a mais conhecida, essa simpatia pede para que você coloque o santo de ponta cabeça em um copo com água e o avise que só será desafogado e colocado no lugar quando você conhecer um novo amor.

História do santo
Santo Antônio foi batizado no nascimento como Fernando. Ele nasceu em uma família rica e nobre de Lisboa, em Portugal. Ainda jovem, foi para a escola em Coimbra e entrou para a ordem de Santo Agostinho, quando foi ordenado sacerdote.

Nossa Senhora do Bom Parto é invocada principalmente pelas mulheres grávidas durante a gestação e na hora do parto.

Existem duas santas que costumam ser representadas grávidas: Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora da Boa Expectação. Santas grávidas são uma herança da Idade Média, quando os fiéis tinham um convívio mais íntimo com as imagens sacras e costumavam representá-la como pessoas comuns.

3- Água e cachaça. Uma das mais clássicas simpatias para arrumar namorado é colocar o Santo Antônio de cabeça para baixo dentro de um copo de água ou de cachaça.

Na crença popular, tem gente que gosta de colocar uma imagem dele de cabeça para baixo, pra atrair um bom relacionamento. O padre Marcos Barbosa garante que ele não fica chateado – e ainda ajuda. “A simpatia faz parte da intimidade e do carinho que as pessoas têm com Santo Antônio.

Em uma sexta-feira qualquer, pegue um copo e encha com água, coloque três pitadas de sal junto com uma rosa vermelha e deixe agir por dois dias. Depois disso, tome banho com essa água de flor do pescoço para baixo. Enquanto faz isso, repita a seguinte frase três vezes: “Santo Antônio, mande um Antônio para mim”.

O lírio de Santo Antônio
O lírio na imagem de Santo Antônio representa sua castidade e pureza de coração. Simboliza também a estação do ano na qual o santo morreu, o verão no hemisfério norte.

No sincretismo religioso, os santos católicos Santo Antônio, São Pedro e São João, muito lembrados neste mês de festas juninas, são, respectivamente, Ogum, Xangô e Oxossi, no candomblé.

"Santo Antônio, que sois invocado como protetor dos namorados, olhai por mim nesta importante fase da minha vida, para que não perturbe este tempo bonito com futilidades, mas o aproveite para um melhor conhecimento daquele ser que Deus colocou ao meu lado e para que ele melhor me conheça.

Sobre um pires, acenda uma vela cor-de-rosa em intenção a Santo Antônio, com cuidado, e peça para ele ajudar você a arrumar um namorado.

Apesar de ser conhecido como o santo casamenteiro, do amor e da família, Santo Antônio também tem sua imagem ligada às causas da vida cotidiana, como a saúde, emprego e fartura.

É o Santo dos milagres e fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Redigiu os Sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra.

Santo Antônio foi proclamando, em 1946, “Doutor da Igreja Universal”, com o título de Doctor Evangelicus, pelo Papa Pio XII. Tal proclamação é destinada aos cristãos que se dedicam com maestria aos estudos teológicos e doutrinais da fé católica.

São Miguel Arcanjo, o protetor dos filhos de Deus!

Nossa Senhora
Mas, historicamente, a Igreja já a reconhecia como "Mãe de Deus" muito antes — mais precisamente a partir do século 5, depois do Concílio de Éfeso, em 431.

O título mariano de Nossa Senhora do Ó pode ser um importante instrumento para quem deseja engravidar e/ou já se encontra grávida. Tal devoção surgiu precisamente das antífonas das vésperas da Liturgia das Horas, de 17 a 23 de dezembro.