Que significa a sigla sim?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O Sistema de Informação Sobre Mortalidade ( SIM ), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país.

Sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (Sinasc) para os profissionais do Programa Saúde da Família / Ministério da Saúde.

Conhecendo os 4 pilares do método SIM: Segurança

  • #sim.
  • #saude.
  • #treinamentoresistido.
  • #movimento.
  • #qualidadedevida.

No geral, a função do SIM é permitir um olhar 360º dentro de um empreendimento de mobile pdv, de modo que essa noção permita às lideranças as melhores decisões e implementação de estratégias cabíveis, ajudando um crescimento saudável e concreto.

Doenças e Agravos

  • Acidente por Animais Peçonhentos.
  • Botulismo.
  • Cólera.
  • Dengue.
  • Epizootia.
  • Febre Amarela.

Joel Levi Ferreira Franco. Segundo Siqueira (2005), um sistema de informação (SI) precisa de três matérias-primas: dado, informação e conhecimento.

Portanto, a autorização de acesso ao sistema Sinan no local é de responsabilidade do Secretário Municipal ou Estadual de Saúde, que indicara as unidades de saúde notificantes, bem como, os profissionais de saúde responsáveis por receber, investigar e registrar os casos notificados.

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) foi instituído pela Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013, passando a ser o sistema de informação da Atenção Básica vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, substituindo o ...

O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos ( SINASC ), foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos informados em todo território nacional e fornecer dados sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde.

É fundamental que os sistemas de informação sejam simples, com acesso fácil e rápido aos dados, que estes sejam adequadamente armazenados e que processem informações relevantes, facilitando a utilização na tomada de decisão.

Para este órgão oficial brasileiro, os principais sistemas de informações correspondem ao de mortalidade (SIM), de nascimento (SINASC), ambulatorial (SIA-SUS), de internações hospitalares (SIH), de notificações de doenças (SINAN), de atenção básica (SIAB), estes para níveis populacionais.

Em quase 25 anos de atuação, o DATASUS já desenvolveu mais de 200 sistemas que auxiliam diretamente o Ministério da Saúde no processo de construção e fortalecimento do SUS.

Foram encontrados 54 SIS de base nacional em funcionamento no período de 2010 a 2018 e colhidas informações sobre sete núcleos de TI descentralizados em departamentos do Ministério da Saúde, que trabalham de forma autônoma ao Departamento de Informática do SUS (DATASUS).

O Sistema de Informações de Marketing (S.I.M.) é uma área de atuação empresarial que tem como objetivo observar, coletar, organizar e utilizar informações sobre os clientes, como: hábitos, preferências, necessidades, desejos, renda média, etc.

Sua função é sistematizá-los e analisá-los por meio da inteligência de dados, para que possam ser repassados para os responsáveis pelo marketing, possibilitando uma tomada de decisões mais assertivas, criando estratégias que ampliam a vantagem competitiva da marca.

Um Sistema de Informação de Marketing (SIM) é constituído por “pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, precisas e atualizadas para os responsáveis pela tomada de decisões de marketing” (KOTLER, 2007, p. 84).