Que significa o termo citocinese?

Perguntado por: ecaetano9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A citocinese corresponde à divisão da célula original em duas, com idêntica composição, ficando cada qual com um dos núcleos formados e com uma porção semelhante de citoplasma e de organelos. O processo de divisão citoplasmática ou, simplesmente, clivagem celular, inicia-se ainda na anáfase.

Citocinese é o processo físico de divisão celular, que divide o citoplasma de uma célula parental em duas células filhas. Ocorre concomitantemente com dois tipos de divisão nuclear chamados mitose e meiose, que ocorrem nas células animais.

O processo de divisão do citoplasma é denominado citocinese. No final da meiose I, há duas células com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Podemos considerar essa etapa como reducional.

A mitose consiste em quatro fases básicas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Essas fases ocorrem em uma ordem estritamente sequencial, sendo que a citocinese – processo de divisão dos conteúdos das células para formar duas novas células – começa na anáfase ou na telófase.

Começa a citocinese. Em células animais, a divisão se dá de fora para dentro das células – citocinese centrípeta. Nas células vegetais, a citocinese é centrífuga, de dentro para fora: há a formação de uma lamela, que cresce do centro para a periferia e separa as duas células.

Antes da ocorrência da citocinese (divisão do citoplasma), observa-se a ocorrência da telófase, etapa em que temos o surgimento dos envoltórios nucleares e do nucléolo.

Nas células animais, verifica-se uma citocinese centrípeta, uma vez que a membrana plasmática invagina-se, determinando uma divisão da célula de “fora para dentro”, por estrangulamento. Nas células vegetais, ocorre a citocinese centrífuga, de “dentro para fora”.

Inicia-se na anáfase e dura até a telófase onde se dá o estrangulamento do núcleo e de toda a célula. Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.

A citocinese é um processo que ocorre de maneira diferente nas células vegetais e nas células animais. Enquanto nas células animais, observa-se a formação de um sulco que leva à divisão, na célula; vegetal, o que se verifica é a formação da placa celular que se forma na região mediana da célula e cresce para fora.

Telófase: termina a divisão do núcleo (cariocinese) e do citoplasma (citocinese). Os cromossomos voltam a se desespiralizar, a carioteca e os nucléolos reaparecem. Por fim, formam-se duas células, filhas idênticas à célula-mãe (que originou todo o processo).

A citocinese centrípeta é compreendida como um processo físico, que parte da periferia da célula para o centro, de forma que a divisão citoplasmática se dê por um estrangulamento da região equatorial para a central, evidente nas células animais.

A mitose é um tipo de divisão celular que origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas características. A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos.

A mitose ocorre em células somáticas, ou seja, na maioria das células do nosso corpo e é um processo importante para regeneração celular, crescimento e desenvolvimento dos organismos multicelulares e reprodução assexuada de organismos unicelulares.

mitose acontece nas células somáticas, enquanto meiose, nas células germinativas; mitose não tem crossing over (troca de material genético), na meiose, por outro lado, há; na mitose, o processo é equacional, ou seja, o número de células é mantido.

Organismo constantemente realiza divisões celulares
A mitose, também chamada de cariocinese, consiste no processo de divisão celular, em que a célula-mãe gera duas células-filhas. Os seres vivos eucariontes, entre eles o ser humano, realizam a mitose de forma contínua, desde o nascimento até a morte.

A função da meiose é reduzir o número de cromossomos das células diploides pela transformação em células haploides e, por fim, garantir que haja um conjunto completo de cromossomos nos produtos haploides gerados.