Que tipo de articulações é encontrada entre as vértebras?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

As vértebras estão ligadas entre si por 2 tipos de articulações: disco- vertebrais e as interapofisárias. As disco-vertebrais são articulações cartilaginosas formadas pelos corpos e discos intervertebrais, sendo especialmente adaptadas e amortecer e redistribuir o peso.

Os discos intervertebrais são fibrocartilagens situadas entre as superfícies das vértebras. Eles formam uma articulação fibrocartilaginosa entre os corpos vertebrais, ligando-os entre si.

Articulação atlantoccipital
É a articulação que une o crânio à coluna vertebral. Ela ocorre entre as faces articulares superiores do Atlas e o côndilo do occipital, sendo uma articulação sinovial condilar.

Entre as vértebras da coluna vertebral há discos, os quais funcionam como amortecedores e as articulações. Eles foram concebidos para absorver as tensões desenvolvidas pela coluna vertebral, enquanto permitindo que os corpos vertebrais de se mover uns em relação aos outros.

A articulação das costelas com a coluna vertebral (vértebras torácicas) completa a caixa torácica, fazendo com que seu formato fique semelhante ao de uma gaiola abaulada posteriormente. As articulações costovertebrais são articulações sinoviais circundadas por uma cápsula articular.

Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Com base na classificação funcional, os três tipos de articulações são sinartroses (imóveis), anfiartroses (pouco móveis) e diartroses (móvel livre).

A coluna é capaz de realizar seis movimentos: flexão (inclinação para frente), extensão (inclinação para trás), flexão lateral (direita / esquerda), extensão lateral (retorno ao normal a partir da flexão lateral) e rotação (torção).

Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.

Disco intervertebral é uma articulação entre os corpos das vértebras adjacentes, que funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura.

Diartroses: são as articulações móveis que se situam entre a pele e os ossos. Sua principal característica é a existência de bolsas sinoviais, que possuem líquido sinovial. Elas previnem o desgaste que poderia ser ocasionado pelo atrito.

A articulação do quadril é formada pela articulação da cabeça arredondada do fêmur e o acetábulo da pelve em forma de taça. Ela faz a ligação principal entre os ossos do membro inferior e o esqueleto axial do tronco e da pelve.

Ligamentos Supraespinhosos e Interespinhosos
Em direção ao pescoço, funde-se com o ligamento da nuca. Os ligamentos interespinhosos conectam todo o processo espinhoso verticalmente. Cada ligamento interespinhoso começa na raiz do processo espinhoso e se estende até a ponta.

As vértebras móveis e típicas da coluna vertebral apresentam duas partes: um corpo anteriormente e um arco da vértebra posteriormente. O corpo possui tamanho e forma característico da região considerada: cervical pequeno e retangular, torácico de tamanho médio e lombar maior e riniforme.

Resposta: resposta B ela é formada por duas articulações sinoviais deslizante.

As vértebras ficam empilhadas umas sobre as outras, formando assim a coluna vertebral. As menores são as cervicais, seguidas pelas torácicas que têm tamanho mediano. Enquanto que as vértebras lombares, localizadas na parte inferior da coluna, são as maiores.

Articulações são as junções entre dois ou mais ossos. Algumas articulações normalmente não se movem, como as localizadas entre as placas do crânio. Outras articulações permitem uma ampla e complexa gama de movimentos. A configuração de uma articulação determina o grau e o sentido do movimento possível.

Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas. Qual é a função da coluna vertebral? A coluna vertebral tem função de sustentação de carga, locomoção, equilíbrio e proteção dos elementos neurais (nervos).