Que tipo de fechadura e mais segura?

Perguntado por: unogueira8 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 3 votos

A fechadura de duplo cilindro é considerada a mais segura, por não apresentar mecanismo de molas.

Para evitar transtornos, fixe os batentes utilizando parafusos maiores e mais resistentes. Uma boa sugestão é colocar parafusos de 7 cm ao longo do batente. Normalmente, afechadura da porta é o primeiro alvo de assaltantes. Na maioria dos casos, eles tentam removê-la ou danificá-las para invadir a propriedade.

A fechadura eletrônica é uma das mais seguras e confiáveis da atualidade. Ela tem tecnologia de ponta, painel digital touch screen e pode ser aberta com biometria ou senha numérica. O nível de segurança é alto e, por isso, o modelo é ideal para portas de entrada.

A fechadura de alta segurança é a peça ideal para quem procura por mais segurança para a casa. Ela é diferente das fechaduras comuns, pois é reforçada com trincos e travas, garantindo tranquilidade e bem-estar para toda a família.

Outro ponto importante é distinguir as fechaduras digitais das fechaduras eletrônicas. Os modelos eletrônicos podem ser abertos à distância, no entanto, dependem de fios e energia elétrica regular para isso. Já as digitais não precisam ser ligadas a rede de energia, pois possuem baterias internas.

A chave para o acionamento de uma fechadura tetra tem formato de cruz com quatro pontas, fazendo com que ela não seja facilmente clonada. Ou seja, arrombamentos ficam mais difíceis e na maioria dos casos acaba levando ao insucesso da tentativa. Em síntese, é mais proteção e menos prejuízos para todos os ambientes.

Para esse tipo de porta de correr, são indicadas fechaduras de aço e alumínio, que são mais resistentes à corrosão.

Fechadura com chave multiponto ou chave tetra? A fechadura tetra tem quatro segredos de uma chave comum, o que significa que é quatro vezes mais segura, e é bastante usada em cadeados, fechaduras domésticas, fechaduras para portão e fechaduras especiais.

Muitos acreditam que podem a chave na fechadura reforça ainda mais a segurança e prevenir roubos, mas isso não é verdade. Os assaltantes geralmente são extremamente habilidosos e engenhosos no uso de ferramentas e métodos que lhes permitem invadir casas e apartamentos com rapidez e facilidade.

O protetor de porta é utilizado para proteger as portas de batidas bruscas e evitar o seu fechamento completo.

Também chamado de Olho turco, Olho azul, Olho místico, é um amuleto que absorve energias negativas, limpando e protegendo contra inveja e mau-olhado. Geralmente é feito de vidro e cumpre seu propósito quando se racha ou quebra - devendo, nesse caso, ser substituído. Pode ser fixado na porta ou acima da passagem.

Escolha do material para portas
Em questão de preço (sem pensar em durabilidade), do mais barato para a mais cara está: aço, vidro, alumínio, madeira e PVC. No que se refere à segurança, numa ordem decrescente de qualidade, está: PVC, aço, madeira, vidro e alumínio.

O que eu devo considerar na hora de escolher a fechadura?

  1. Tráfego. O tráfego nada mais é do que a intensidade do fluxo de pessoas no local. ...
  2. Nível de segurança. ...
  3. Resistência a corrosão. ...
  4. Entrada. ...
  5. Travamento. ...
  6. Encaixe. ...
  7. Trincos. ...
  8. Eletrônicas ou codificadas.

Portas de ferro e aço
Tanto as portas de ferro quanto as portas de aço são resistentes e seguras. Contudo, ambas necessitam de pinturas constantes para evitar a deterioração do material. Especialmente em áreas onde podem ter maior contato com a água, como em espaços externos.

Em geral, as fechaduras tetra e multiponto são as mais recomendadas para ambientes externos de porta de madeira, devido à sua segurança e resistência a abertura por terceiros.

Empresas como Multilaser, Intelbras, Papaiz, Pado, Elsys, Ekaza e Yale ofertam fechaduras com múltiplas possibilidades de acesso e configuração via app em tempo real. As fechaduras digitais podem melhorar a segurança do lar e ainda auxiliar na montagem de uma casa conectada.