Que tipo de luz usar no quarto?

Perguntado por: acortes2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha. Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite.

Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação.

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

Especialistas do sono dão o veredito: as luzes em tonalidade vermelha são capazes de inspirar conforto. O motivo está relacionado às produções bioquímicas de serotonina, o hormônio que regula o sono e o controle das funções do corpo humano.

Dormir com luz acesa pode aumentar as chances das pessoas desenvolverem problemas de saúde como diabetes, pressão alta e obesidade.

Portanto, a luz, até mesmo a artificial, pode confundir o cérebro e desregular o relógio biológico do ser humano. Seja a luz natural ou a luz artificial, dormir com a luz acesa pode ser prejudicial.

Nos quartos, uma iluminação que crie um ambiente de relaxamento é fundamental. A luz indireta contribui para isso, por isso, uma dica é deixar as lâmpadas de LED em cantos estratégicos: embutidas nos móveis, atrás do espelho, ou no contorno de algum quadro na parede, por exemplo.

As luzes recomendadas para o quarto de casal são: luz geral direta (de cima para baixo), luz geral indireta (usando o teto, como na sanca de gesso, ou parede como rebatedor), luz geral difusa (quando o corpo da luminária é feito de material que difunde a luz), luz de destaque para quadros para quarto de casal, por ...

Aposte na iluminação indireta
Uma forma de fazer isso é com o uso de uma luminária estilo plafon. Essas luminárias ficam coladas ao teto, e as lâmpadas instaladas nelas jogam a luz para cima, ou seja, diretamente no teto.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Por exemplo, em uma pessoa ansiosa é aplicada a cor azul, porque tem propriedade tranquilizante e, também, analgésica. Em alguém com depressão a cor utilizada poderá oscilar entre o laranja, amarelo e vermelho. Essas são cores revigorantes, que estimulam a circulação e liberam a adrenalina.

A luz faz parte do nosso ciclo de sono vigília, e sinaliza ao nosso cérebro que é hora de estar acordado e desperto. Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Como escolher o modelo de led para quarto ideal — 3 dicas indispensáveis!

  1. Escolha o led de acordo com o estilo do quarto. O estilo do quarto é um fator determinante no momento de escolher o melhor modelo de led. ...
  2. Opte pela cor mais adequada ao ambiente. ...
  3. Decida qual potência mais encaixa no ambiente.

Para termos ideia, uma lâmpada incandescente de 60W corresponde a uma fluorescente compacta de 15W, que por sua vez equivale a uma LED de 9W.

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.

Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.

Vale ressaltar que o verde-claro acalma e isso contribui para o sono do bebê”, aconselha.