Que tipo de vinho e bom para baixar o colesterol?

Perguntado por: aornelas3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O cardiologista Adelson Miranda, reforça que tomar vinho, moderadamente, pode prevenir doenças cardiovasculares. “O vinho tinto, preferencialmente, atua na redução das lipoproteínas de alta densidade (colesterol LDL), aumentando o colesterol de baixa densidade (colesterol HDL)”, explicou o médico.

vinho tinto seco

O vinho tinto seco é rico em antioxidantes e flavonoides, presentes nas uvas roxas e em outras frutas vermelhas também. Por ter maior concentração de polifenóis, é o mais indicado para quem deseja melhorar a saúde cardiovascular.

O vinho reduz em até 50% o risco de doença isquêmica do coração. Os polifenóis presentes na bebida causam a vasodilatação das artérias e diminuem a agregação plaquetária, reduzindo o risco de hipertensão e menor risco de morte por outras doenças cardíacas.

Aumenta os níveis de colesterol bom
Uma das grandes vantagens de uma boa taça de vinho tinto é que ao mesmo tempo em que você degusta sua bebida, ela trabalha por você para diminuir a produção do mau colesterol (LDL) e aumentar a produção do bom colesterol (HDL).

Sim. A mistura dessas duas substâncias não é aconselhada, pois pode haver prejuízos a saúde do paciente e ao tratamento da doença.

Aqui estão algumas maneiras de usar o limão para esse fim:

  1. Adicionar suco de limão em água. Beber água com suco de limão fresco pode ajudar a melhorar o perfil lipídico. ...
  2. Temperar alimentos com limão. Use o suco de limão como tempero em saladas, legumes, peixes e outras refeições. ...
  3. Utilizar casca de limão. ...
  4. Chá de limão.

A pele do frango, por exemplo, deve ser evitada por ser uma grande fonte de gordura saturada, podendo elevar os níveis do colesterol ruim. Além disso, recomenda-se também evitar a asa e a coxa da asa devido aos níveis de gordura presentes nelas.

Entre o vinho seco ou suave, o que faz bem a saúde vai depender dos benefícios de cada ingrediente, mas em geral, os vinhos secos possuem propriedades mais saudáveis do que os suaves.

A recomendação do consumo diário de vinho varia muito de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. Entretanto, de maneira geral, recomenda-se que – se for diário – não deve ultrapassar uma taça de 150mL para adultos saudáveis. Esse volume já é suficiente para oferecer os benefícios para a saúde.

Portanto, se busca um vinho “saudável”, fuja dos docinhos, prefira os mais secos. E quanto mais seco, melhor! Vinhos indicados – menos álcool e menos açúcar residual: Tannat (principalmente os uruguaios), Tempranillo, tintos de Rioja, Aglianicos mais leves, vinhos brancos em geral e espumantes “brut” ou “nature”.

A resposta curta é que uma dose já é suficiente para interferir na hora de dormir. Ainda que logo após o consumo a pessoa se sinta mais relaxada e consiga adormecer de forma mais rápida, graças ao efeito sedativo do álcool, o resto da noite vai ser prejudicado pelo caráter estimulante da substância.

Pesquisas ao redor do mundo investigam se vinho dá sono
De acordo com o levantamento, o consumo de bebida alcoólica antes de ir para a cama pode contribuir para a redução da latência do sono. Ou seja, a bebida pode fazer com que o sono se manifeste mais rapidamente do que o costume.

Afinal, existe uma quantidade certa? Cientificamente falando, a quantidade considerada ideal dentro de um estilo de vida saudável é de aproximadamente 200 ml, uma taça, para as mulheres, e duas taças para os homens, 400 ml.

Diminua o consumo de bebidas alcoólicas
Por serem altamente calóricas, todas as bebidas alcoólicas estimulam a produção de triglicérides.

não ingerir bebida alcoólica. Alerta: há um risco maior de dano muscular em paciente tomando as doses mais altas de Sinvastatina (80 mg) quando comparado com as doses menores; isso pode ser também verdadeiro para outras estatinas.

Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado. O motivo é que o filtro de papel vai absorver as substâncias kahweol e o cafestol, que impactam negativamente o colesterol.

Não é novidade que o consumo moderado de vinho tinto traz diversos benefícios para a saúde. Graças ao resveratrol, um polifenol presente nas cascas das uvas tintas que compõem a bebida, o vinho tem propriedades antioxidantes que protegem o coração, mantêm a pele jovem, reduzem o diabetes e auxiliam na perda de peso.