Quem amamentou os gêmeos Rômulo e Remo?

Perguntado por: maraujo9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Uma loba, chamada Luperca, se aproximou do rio para beber água e lhes abrigou e amamentou em seu refúgio do Monte Palatino até que, finalmente, os bebês foram encontrados e resgatados por um pastor cuja mulher os criou.

De acordo com a tradição, em 21 de abril de 753 a. C., Rômulo e seu irmão gêmeo, Remo, fundaram Roma no lugar onde foram amamentados por uma loba como crianças órfãs. Na verdade, o mito de Rômulo e Remo originou-se em algum momento do século IV a.

A imagem representa uma antiga escultura etrusca, representando a loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo. Essa imagem nos revela que: A) Os romanos explicavam a origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis. B) Não há nenhuma relação da imagem com o mito da fundação da cidade de Roma.

Então Rômulo, para delimitar a nova cidade, traçou um enquadramento com um arado no alto do monte Palatino e jurou que mataria quem ousasse cruzá-lo. Remo desobedeceu e cruzou a linha com desprezo, por isso seu irmão o matou e ficou como o único e primeiro Rei de Roma.

O objetivo era impedir que os filhos de Reia competissem com ele para conseguir o poder na cidade. Mas Reia Sílvia engravidou, indicando que o pai era o deus Marte. Ao saber do nascimento dos gêmeos Rômulo e Remo, Amúlio ordenou que as crianças fossem jogadas no rio Tibre.

Símbolo da "Cidade Eterna", a internacionalmente famosa Loba Romana é uma das principais atrações dos Museus Capitolinos. Trata-se de uma estátua de bronze que representa os irmãos Rômulo e Remo, os legendários fundadores da capital italiana.

Rômulo e Remo

Já crescidos, Rômulo e Remo matam Amúlio e depois fundaram Roma, no Monte Palatino. Contudo, após um desentendimento entre os irmãos, Rômulo mata Remo e se torna o primeiro rei de Roma.

Rômulo: Significa “forte”, "romano". É um nome de origem incerta, que provavelmente surgiu a partir do latim Romulus, derivado do grego rhóme que quer dizer “força”.

Esses clãs eram de povos latinos e organizavam-se sob o modelo de páter-famílias, chefe de família patriarcal, daí vem a denominação “patrício”. Sendo assim, os patrícios, por tradição, eram os grandes proprietários de terras da antiga Roma. Possuíam, portanto, o controle político e econômico.

Segundo a lenda, era irmão gémeo de Rómulo, o fundador de Roma. Como ele, foi atirado ao Tibre. Remo e Rómulo sobreviveram graças a uma loba que os amamentou e aos pastores que, mais tarde, os recolheram.

A loba tem sido um animal estigmatizado e muitas vezes menosprezado. Seu lado selvagem não é simplesmente pura ferocidade. Ela sabe como ser uma matriarca de sua matilha, sabe como guiar os seus. Ela é capaz de se tornar líder dos outros, sem medo e sem complexos.

A loba capitolina é o símbolo de Roma que está ligado à fundação da cidade. O animal teria amamentado os gêmeos Rômulo e Remo. E Rômulo foi o primeiro rei de Roma. O Imperador Augusto queria dar origens nobres à fundação de Roma.

Rômulo e Remo fundam Roma
Os filhos do deus Marte cresceram fortes e sadios entre os pastores. Adultos, eles descobriram sua origem e se vingaram: depuseram Amúlio e reconduziram o avô, Numitor, ao trono de Alba Longa. Numitor aconselhou-os a fundar uma cidade no local onde havia sido abandonados e recolhidos.

Rômulo faleceu em 11 de julho de 716 a.C., durante uma tempestade provocada pelo deus Marte, quando foi tragado para o firmamento e transformado no deus romano Quirino. Em uma outra versão Rômulo é assassinado por ordem do senado romano.