Quem conta a história do livro Grande Sertão: Veredas?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

“Grande Sertão: Veredas” é narrado por Riobaldo, que é o narrador e protagonista da obra. Riobaldo é um jagunço muito inteligente e muito letrado, que decide fazer uma autorreflexão sobre sua vida e relatá-la para o Compadre Quelemém.

Diadorim havia conhecido Riobaldo, quando ainda eram jovens, em uma travessia do rio São Francisco. Nessa ocasião, ela já vivia disfarçada de menino e dizia chamar-se Reinaldo. Esse nome era secreto no meio da jagunçagem, utilizado apenas nos momentos em que ela e Riobaldo estavam a sós.

Continuando o resumo de Grande Sertão Veredas, vemos que após um tempo de paz os jagunços são obrigados a lutar novamente, desta vez contra os “judas”, que eram jagunços que haviam traído e assassinado Joca Ramiro. Eram Hermógenes e Ricardão.

Riobaldo então descobre que o nome verdadeiro de Diadorim é Maria Deodorina da Fé Bettancourt Marins.

Grande Sertão: Veredas: Hermógenes mata Diadorim.

Há quem considere o Grande sertão: veredas uma espécie de livro sagrado, feito para ser “recitado” em voz alta, ritualisticamente, como a Bíblia ou o Bhagavad Gita.

O significado do termo, que não existe em português, será entendido pelas frases seguintes. De cara o autor indica que sua obra não é livro para leitores acomodados. Na verdade, Grande Sertão: Veredas ignora as regras dos manuais de como cativar o leitor.

Diadorim se veste de homem justamente porque a condição feminina naquela época era complicada. Ela não podia se dedicar a explorar o sertão, como queria, porque apenas homens poderiam fazer isso.

Joca Ramiro

Joca Ramiro: pai de Diadorim, o maior chefe dos jagunços.

Quarta-feira, 27 de dezembro de 2017
Hermógenes (Tarcísio Meira) mata Joca Ramiro.

Riobaldo sentia medo, Diadorim, não. “Para mim, a vida é assim. A vida é uma travessia e, às vezes, a gente sente medo.

“O que a vida quer da gente é coragem”. Essa é uma das frases mais famosas do escritor Guimarães Rosa e que muitos de nós utilizamos para dar aquele impulso ou justificar uma tomada de decisão importante.

Otacília

Otacília: A mulher com quem Riobaldo se casa.

Diadorim é a emblemática personagem da obra de Guimarães Rosa, avatar da donzela guerreira, símbolo de uma forte renúncia, que podemos afirmar feminista, aquela que se faz na negação do feminino para viver na liberdade do além-do-sexo.

Que Diadorim fosse o filho, agora de vez me alegrava, me assustava. Vontade minha foi declarar: - Redigo, Diadorim: estou com você, assente, em todo sistema, e com a memória de seu pai!... Mas foi o que eu não disse.

Riobaldo e Diadorim: o encontro no porto do Rio De-Janeiro e a travessia pelo rio São Francisco.

O que era isso, que a desordem da vida podia sempre mais do que a gente?” “Amigo, pra mim, éisto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado.

A luta anuncia o fim de “Grande Sertão: Veredas”: o conflito acaba quando Hermógenes morre durante a batalha no Paredão.

O personagem principal de “Grande Sertão: Veredas” é Riobaldo, que, impressionado desde pequeno pelo amigo Reinaldo, que mais tarde se revela Diadorim , junta-se a ele em uma longa travessia. Tudo na história de Riobaldo reflete a característica maior de seu sertão.

Foi esse trecho do Rio do Sono que o bando de Riobaldo atravessou para o combate final com Hermógenes. Ali, no centro do povoado, Diadorim cravou a faca em Hermógenes, que sucumbiu. No embate, Diadorim foi ferida mortalmente.”

Na topografia, ao mesmo tempo, real e fictícia de Grande Sertão: Veredas, o Liso do Sussuarão localiza-se no extremo oeste de uma extensa região que compõe a margem esquerda do rio São Francisco.