Quem criou a amarelinha?

Perguntado por: grodrigues . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Amarelinha. Clássica brincadeira entre os pequenos que é tão conhecida que parece brasileira, mas não é. Esse jogo infantil é bem antigo e, por isso, acredita-se que foi inventado por romanos, já que existem gravuras que mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore em vias da Roma Antiga.

Você gosta de brincar de amarelinha? Esta brincadeira foi criada na Roma antiga, foi redescoberta na França e chegou ao Brasil através dos portugueses. Ela é conhecida em todas as regiões brasileiras e seu nome pode mudar de uma região para outra.

Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.

Desenvolvimento da noção de espaço, da lateralidade, da coordenação motora, da interação com o outro e tantas outras habilidades que podem ser desenvolvidas.

A academia ou cademia é conhecida como amarelinha ou marelinha no Rio de Janeiro, maré em Minas Gerais, e recentemente avião, no Rio Grande do Norte. Na Bahia dizem pular macaco. Em Portugal: jogo da macaca ou pular macaca, jogar macaca (Norte). Pela Extremadura é jogo do homem.

Amarelinha é uma brincadeira que tem nomes diferentes conforme a região do país: no Sul, é chamada de sapata; no Nordeste, é conhecida como academia ou cademia; no Norte, é chamada de macaca; no Sudeste, pode ser também usado o nome de maré.

Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé). Não pode apoiar a mão ou o outro pé no chão para pegar a pedrinha. Não pode pisar na linha ou fora do quadrado. Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.

Jogue a pedra na próxima casa
Dessa forma, vai pular até chegar no céu, retornar e pegá-la. Não há limite de tempo para fazer isso. A meta aqui é ir e voltar sem perder a vez. Por ser uma brincadeira que ocupa, relativamente, pouco espaço, a amarelinha pode ser feita em casa.

Para relembrar a infância e fazer um passeio pela história, listamos a origem de 6 brincadeiras populares:

  • Cabra-cega. Cuidado com a mão boba. ...
  • Cara ou coroa. Quando: aproximadamente 300 a.C. ...
  • Joquempô Quando: entre 206 a.C. e 220 d.C. ...
  • Par ou ímpar. Quando: aproximadamente 200 a.C. ...
  • Jogo da Velha. Quando: 1 a.C. ...
  • Amarelinha.

Geralmente a amarelinha caracol envolve dois ou mais participantes e o objetivo é ver quem chega primeiro ao interior. Outra modalidade de amarelinha, bem original, é a em forma de Y, onde três jogadores possuem seus próprios caminhos até o “céu”.

Verificamos que a maioria dos Jogos Populares tiveram sua origem ainda na antiguidade egípcia e greco/romana. Na Idade Média, muitos jogos surgiram e outros foram modificados a partir das transformações na sociedade e nos indivíduos.

Esse jogo infantil é bem antigo e, por isso, acredita-se que foi inventado por romanos, já que existem gravuras que mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore em vias da Roma Antiga. No entanto, as primeiras referências que têm registro confirmado do passatempo são do século 17.

As origens de o Jogo são incertas, mas a grande maioria das teorias é unânime em apontar a Inglaterra como seu local de origem. Em uma reportagem de 2008, Justine Wettschreck diz que O Jogo provavelmente existe desde o início dos anos 90, e pode ter se originado na Austrália ou na Inglaterra.

História do videogame: o primeiro jogo
Ralph Baer criou aquele que é considerado o primeiro console, mas antes disso, William Higinbotham produziu o primeiro jogo eletrônico. Ele foi batizado de Tênis Para Dois em 1958, nos Estados Unidos.

A expressão vem do nome que os franceses davam ao jogo: jeu de marelle. Jeu significa jogo e a tal marelle é a pedrinha lançada pelas crianças. Ao ouvir essas palavras, as pessoas que falavam português achavam que o nome do jogo era Amarela e, mais tarde, passaram a chamar o jogo de Amarelinha.

Quantos participantes: mais de 1. Material necessário: giz ou varinha (na areia), além de um marcador (se pode usar pedras, casca de banana seca, etc.).

a·ma·re·lo |é| 1. A cor que no espectro solar está entre o verde e o alaranjado.