Quem criou as cantigas de maldizer?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 1 de junho de 2023
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Afonso X

Cantigas de escárnio e maldizer ou cantigas d'escarnho e de maldizer em galego-português são um tipo de composição literária da Idade Média, típicas do trovadorismo. O rei Afonso X, o Sábio, escreveu cantigas de escárnio e maldizer: Fui eu poer a mao, n´outro dia a ua soldadeira no conon.

Os Cancioneiros são coletâneas de manuscritos das cantigas trovadorescas que foram produzidas em galego-português na primeira época medieval (a partir do século XI). Eles reúnem cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, e que foram escritas por diversos autores.

Os trovadores criavam cantigas, as quais marcaram a produção literária da época. O Trovadorismo é um movimento literário medieval que tem representações principalmente nas regiões onde hoje estão localizados a França, a Espanha e Portugal. As produções literárias do Trovadorismo são chamadas de cantigas.

Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

As cantigas de maldizer são canções cuja estrutura comporta críticas mais diretas e grosseiras. Nelas, são usadas termos de baixo calão, como palavrões, pois o intuito é mesmo agredir alguém verbalmente.

As cantigas de maldizer, diferente das cantigas de escárnio, eram escritas de maneira direta e as vezes agressivas. Palavrões e nome de pessoas eram citados pelos trovadores, em alguns casos.

Características das cantigas de maldizer

  • poesias satíricas.
  • críticas diretas.
  • linguagem grosseira com uso de palavrões.
  • uso de ironia e expressões de duplo sentido.
  • ridiculariza pessoas, a sociedade medieval e os costumes da época.
  • nome da pessoa satirizada é identificado.

Afonso X

O rei Afonso X, o Sábio, escreveu cantigas de escárnio e maldizer: Fui eu poer a mao, n´outro dia a ua soldadeira no conon.

As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.

As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Ambas as cantigas faziam sátiras ou deboche, porém existia uma diferença em relação como a sátira era feita. A cantiga de escárnio tinha um tom mais leve e a cantiga de maldizer era direta e ácida.

Assim, temos:

  • 1 - Cantigas de amor. Manifestam uma paixão infeliz, um amor não correspondido do trovador pela sua dama; ...
  • 2 - Cantigas de amigo. A temática desse tipo de cantiga é a saudade; ...
  • 3 - Cantigas de escárnio. Críticas ao comportamento social; ...
  • 4 - Cantigas de maldizer.

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

As cantigas de escárnio e maldizer são do tipo satíricas, com a intenção de contrariar padrões sociais, ironizar ou difamar pessoas e/ou situações. A diferença entre as duas está, principalmente, na forma como essa crítica é transmitida. E vedes como vos quero loar: Dona fea, velha e sandia!

Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. Trazem sátiras indiretas por encobrir a agressividade através do equívoco e da ambiguidade. Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara.