Quem criou o baião?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Luiz Gonzaga do Nascimento

Tem como principal nome o cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento, considerado uma das grandes figuras da música popular brasileira. Nasceu no dia 13 de dezembro de 1912 na cidade de Exu, no estado do Pernambuco.

O 'Baião de Dois' é um prato típico do Nordeste do Brasil, vindo do Ceará. É um preparado de arroz e feijão, usado prefencialmente o feijão de corda. O nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”.

Baião se trata de um gênero de música e dança popular do Nordeste que utiliza principalmente viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão. E foi por popularizar esse ritmo que Luiz Gonzaga ficou conhecido como o Rei do Baião.

O baião possui um ritmo binário (dois tempos), bastante caracterizado pelo toque do zabumba: um golpe grave no primeiro tempo (marcação) e um agudo no segundo tempo (contramarcação). Curiosidade: No Nordeste existe um prato típico da culinária chamado "Baião de Dois".

Dança de pares em pequenos círculos com pares solistas ao centro. É dança caracteristicamente ligeira, com movimentos improvisados e ágeis, sapateados, palmas, giros, requebros, além do volteado e da "roda do galo"; às vezes há umbigada simulada. A música é feita com rabeca ou viola, pandeiro, triângulo.

O baião é um ritmo musical nordestino, acompanhado de dança. Foi na década de 1940 que tornou-se popular, através dos músicos Luiz Gonzaga (conhecido como o “rei do baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do baião”).

Baião originou-se de um povoado fundado em 1694.

Significado de Baião
[Artes] Dança e canto popular nordestino, normalmente, conduzido e acompanhado por uma viola.

O baião é sempre coreografado por pares, os quais desenvolvem os passos conhecidos como balanceios, passos de calcanhar, passo de ajoelhar e rodopio. As mulheres costumam se apresentar trajando vestidos de chita comum, adornados com babados nas saias e dotados de generosos decotes e mangas curtas.

O prato teve sua origem no sertão. Como a seca era forte e as pessoas não podiam estragar comida, surgiu a ideia de unir o feijão com o arroz, queijo coalho e manteiga da terra. Assim era formado um prato forte que daria sustento para aguentar as horas de jornada de trabalho no sol.

A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades da vida dos tais, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.

Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado “baiano”, cujo nome é corruptela.

A influência do baião é significativa em todo o cancioneiro da MPB a partir dos anos 1970, estando no repertório de artistas como Caetano Veloso (1942), Gilberto Gil (1942), Dominguinhos (1942-2013), Geraldo Azevedo (1945) e Elba Ramalho (1951).

A umbigada é a principal marca da coreografia, que ainda é composta por balanceios, rodopios, movimentos com os braços e estalar de dedos. Na dança do baião, o balanceio é feito quando o dançarino põe uma perna na frente e a flexiona ligeiramente, mas sem apoiar o pé.

É um ritmo tipicamente nordestino cujas raízes se encontram no começo do século XX, ou pouco antes disso, e se misturam com as raízes do samba, choro, côco, etc.

O forró surgiu em 1930, no nordeste brasileiro e se tornou popular em meados dos anos 1950. Esse estilo musical surgiu por criatividade do poeta, compositor e cantor Luiz Gonzaga, que nasceu em 1912 e faleceu em 1989. O artista apresentava o forró por meio de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.

São danças folclóricas que ocorrem no Brasil:

  • frevo.
  • catira.
  • baião.
  • quadrilha.
  • samba de roda.
  • maracatu.
  • bumba meu boi.

O ritmo Xaxado é uma variante do baião e foi difundido no alto Sertão de Pernambuco pelos cangaceiros, como uma dança de guerra e entretenimento, principalmente pelo bando de Lampião, no início dos anos 1920.

Conheça os instrumentos

  • Selecione um instrumento para tocá-lo. Cuíca. Agogô
  • Chocalho. Pandeiro. Tamborim.
  • Caixa. Repique. Surdo.

O baião de dois é um prato típico da culinária nordestina brasileira, especialmente popular no Ceará. Sua história remonta ao século XIX, quando os colonizadores portugueses introduziram o arroz no Brasil.