Quem criou o feriado da Consciência Negra?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Em 1971, na cidade de Porto Alegre, o Dia Nacional da Consciência Negra foi proposto pelo poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira, em reunião do Grupo Palmares, associação que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira.

No mês de novembro, celebramos a Consciência Negra, sendo o dia 20 de novembro uma data para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão. Essa data refere-se à morte de Zumbi, importante líder do Quilombo dos Palmares, situado no Nordeste do Brasil.

Esse nome tem grande significado no dialeto a quem tem origem – o dialeto da tribo imbagala de Angola: quer dizer “aquele que estava morto e reviveu”. Pelo nome escolhido, se pode perceber que o homem quis fazer uma relação com a libertação que ele alcançava tendo fugido.

O dia 20 de novembro é feriado estadual em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Também é feriado municipal em 1.260 cidades brasileiras. Como o Brasil tem 5.568 municípios, o Dia da Consciência Negra é, portanto, feriado em 29% das cidades do país.

Este termo, ganhou notoriedade no Brasil na década de 1970, em razão dos movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.

Zumbi dos Palmares: símbolo brasileiro da resistência e luta contra a escravidão.

O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.

Segundo a definição mais básica, consciência é um sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de sua existência e do mundo em que vive.

Ele ainda diz que Zumbi e os grandes generais do quilombo lutavam contra a escravidão de si próprios, mas também possuíam escravos.

A constatação de Narloch chega a ser simplória: Zumbi tinha escravos pois “quem viveu próximo do poder no século 17 tinha escravos”.

O que se sabe sobre a vida adulta de Zumbi é que ele era o homem de confiança do chefe do povoado, Ganga Zumba, e trabalhava como líder do exército de Palmares. No final do século 17, já liderava sozinho o quilombo. Ele morreu em 20 de novembro de 1695, após ser traído e morto por um companheiro, Antônio Soares.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra integra desde 2011 o calendário oficial brasileiro. Mas o dia 20 de novembro ainda não é feriado nacional, apesar de várias cidades e estados pelo país já darem essa condição para a data em que morreu o líder negro Zumbi dos Palmares.

Rondônia: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado. Roraima: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado. São Paulo: não há uma lei estadual que detemine o feriado de 20 de novembro no estado.

Os principais temas que podem ser abordados no Dia da Consciência Negra são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras.

A data nos lembra a importância dos povos e da cultura africana na construção social e cultural brasileira, bem como a necessidade de abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade – inclusive na escola.

A cultura afro-brasileira tem parte fundamental na construção histórica da nação. Muitos costumes que temos atualmente herdamos dos negros, que precisavam usar seus conhecimentos para, literalmente, "se virar", em meio a situações precárias de moradia, alimentação, lazer, entre outros pontos essenciais.

A consciência negra é, basicamente, o orgulho da cor da pele negra. A ideia foi extraída dos movimentos sociais que lutam contra o racismo e pela igualdade racial.

Instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra remete ao dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto, em 1695, aos 40 anos de idade.

Zumbi dos Palmares
É por causa dele que no dia 20 de novembro é comemorado no Brasil o dia da Consciência Negra. Zumbi é o ícone da resistência negra à escravidão no Brasil.

Consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência. Por esse motivo se costuma dizer que quem está desmaiado ou em coma está inconsciente.

Trata-se do conhecimento reflexivo das coisas e da atividade mental que só é acessível ao próprio sujeito. Por isso, de fora, não se podem conhecer os detalhes do consciente. A etimologia da palavra indica que a consciência inclui aquilo que o sujeito conhece.