Quem criou o louva-a-deus?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Há mais de 500 anos, nascido durante a Dinastia Ming, o estilo Louva-a-Deus teve como fundador um opositor do governo chamado Wong Long, praticante de Kung Fu, que vivia insatisfeito com o seu desenvolvimento nesta arte.

Seu nome decorre do fato de que, quando está pousado, o inseto lembra uma pessoa orando. Os louva-a-deus são predadores agressivos que caçam principalmente moscas e afídios.

O Idolomantis diabolica é o único representante do seu gênero. É uma das maiores espécies de louva-a-deus que existe e, além disso, é possível que seja a espécie de maior tamanho que se especializou evolutivamente em se confundir com as flores do ambiente.

Os louva-a-Deus pertencem a um grupo de insetos chamado MANTODEA que, em grego, significa PROFETA. Esse fato vem da Grécia antiga e do Egito, onde o louva-a-deus era considerado um animal com poderes proféticos e sobrenaturais, capaz de identificar e localizar objetos, animais ou pessoas perdidas em florestas.

Fotografados por Hasan Baglar, um cipriota de 40 anos, estes louva-a-Deus parecem dançar à medida que procuram acasalar.

O Brasil tem a maior diversidade de louva-a-deus do mundo, com 10% das 2.500 espécies conhecidas.

A nova espécie de louva-a-deus, endêmica da Mata Atlântica (ou seja, não existe em nenhum outro lugar do mundo), pode ser observada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em altitudes que variam de 7 a 600 metros.

Distribuição: Regiões tropicais e subtropicais. Habitat: Matas e áreas de muita vegetação. Vivem em locais de temperaturas quentes, principalmente as regiões tropicais e subtropicais.

Por ser predador de insetos menores, a existência dos louva-a-deus é altamente benéfica no arboreto, já que eles agem como reguladores de outras espécies e controlam o ambiente de forma natural. Além disso, pasmem: eles bebem água!

um ano

A louva-a-deus tinha cinco meses quando faleceu. A expectativa de vida da espécie é de cerca de um ano e, para que vivam em segurança, podem ser criados em vasos de plantas que estejam a uma altura segura para evitar quedas graves.

Primeiro, é importante saber que os louva-a-deus são inofensivos para nós. Não têm veneno nem mordem ou atacam. Nenhum deles, nem no Brasil nem no mundo. Os mais conhecidos são os verdes, por serem as maiores espécies.

Neste momento, muitos deles são devorados por seus predadores naturais: as formigas.

A maior espécie é provavelmente Ornithoptera alexandrae, uma borboleta, ou a mariposa Atlas, Attacus atlas. Ambas espécies podem ultrapassar o comprimento de 8 cm, uma envergadura de 28 cm e um peso de 12 g. Suas larvas podem pesar até 58 g.

Pode até não parecer, mas todo louva-a-deus é delicado. Não tente pegar o seu pet, pois ele pode se machucar. Deixe que ele mesmo suba na sua mão e coloque-o em um pote enquanto limpa a gaiola. Inclusive, talvez seja melhor dar de comer a ele antes dessa transferência (para ele não atacar a sua pele!).

4) Seus corpos evoluíram para caçar
Não adianta: louva-a-deus são assassinos por natureza e ponto-final. Foi cientificamente comprovado que seus corpos evoluíram ao longo dos anos para que eles se tornassem os melhores caçadores da área.