Quem criou o romance indianista?

Perguntado por: ghilario . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

José de Alencar

José de Alencar (1829–1877) é o principal autor do romance indianista. Além dele, outros escritores produziram obras de caráter indianista, como, por exemplo: Bernardo Guimarães (1825–1884);

Principais Autores e Obras
Gonçalves Dias (1823-1864), obras: I-Juca- Pirama (1851), Os Timbiras (1857), Canção do Tamoio. José de Alencar (1829-1877), obras: O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874).

José de Alencar também transformou o indígena em grande herói na prosa. Publicou Iracema em 1865. Dessa forma, vamos ver o que é o romance indianista.

Indianismo: O índio foi escolhido como um dos símbolos da nacionalidade brasileira. O negro, vindo de outro continente, não podia ser considerado como um típico brasileiro, tampouco o homem branco, identificado como o colonizador português.

José de Alencar é um dos maiores representantes do Romantismo no Brasil e considerado um dos principais nomes da literatura nacional. Sua obra é caracterizada pela preocupação em retratar a cultura e falar brasileiro distanciando-se assim das influências dos colonizadores portugueses.

Autores e Obras do Indianismo
Os Feitos de Mem de Sá; Arte de Gramática da Língua mais usada na costa do Brasil; Poema à Virgem; A Cartilha dos Nativos (Gramática Tupi-Guarani); Carta da Companhia. Gonçalves Dias: Indianismo Gonçalvino. Os Timbiras; Meditação; Canção do Exílio; I-Juca-Pirama; Seus Olhos; Marabá.

Romance histórico é um tipo de narrativa que mistura ficção com fatos históricos. Ele surgiu no século XIX, e seu criador foi o escritor escocês Walter Scott. O romance histórico traz fatos da história de um povo. Romance histórico é um tipo de romance com abordagem histórica.

Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX.

Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

Gonçalves de Magalhães

Considerado o fundador do Romantismo Brasileiro, Gonçalves de Magalhães nasceu no Rio de Janeiro. Foi poeta, professor, ensaísta, diplomata, político e médico brasileiro.

A temática indianista representou um movimento de nacionalismo cultural apoiado na ideia de exaltação do homem primitivo e que gerou ideias importantes para se pensar a literatura brasileira, numa época pós-independência, em que se buscava uma identidade nacional.

O indianismo foi marcado por forte ufanismo, patriotismo e nacionalismo. Todos esses aspectos estavam voltados para a figura do índio, sua história e cultura. Presença de sentimentalismo e valorização das belezas naturais do Brasil.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. Gonçalves Dias, Manuel de Araújo Porto-Alegre e Gonçalves de Magalhães, renomados escritores do século XIX.

As principais figuras de linguagem utilizada pelos escritores românticos são: Metáfora. Metalinguagem. Hipérbole.