Quem define a cor dos olhos do bebê?

Perguntado por: agil6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Assim, o DNA herdado dos pais pelo bebê é o que definirá a cor dos seus olhos. Outros fatores, como alterações genéticas e doenças, podem afetar a cor.

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo.

Ambos os pais com olhos castanhos: 75% de chance de um bebê com olhos castanhos, 18,8% de chance de olhos verdes, 6,3% de chance de olhos azuis. Ambos os pais com olhos azuis: 99% de chance de um bebê com olhos azuis, 1% de chance de olhos verdes, 0% de chance de olhos castanhos.

Pode! Isso prova que nem todos os fatores genéticos que interferem na cor dos olhos do bebê são conhecidos. Quando pelo menos um dos avós tem olhos claros, há chance do bebê ter olhos claros também, mesmo que pai e mãe tenham olhos castanhos.

Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém-nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris.

Resumindo: Pai e/ou mãe - AA , todas as combinações terão ao menos um A no material genético, por isso 100% de chance do(s) filho (s) nasceram com olhos escuros.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

“Quem manda na cor dos olhos é a carga genética! Pais de olhos escuros podem ter filhos de olhos claros se algum antepassado tiver olhos claros, assim como pais de olhos claros podem ter filhos com olhos escuros”, afirma a especialista da CERPO Dra. Márcia Ferrari Perez.

Cinza ou olhos azuis no nascimento
Quando seu bebê nasce, seus olhos estarão cinzentos ou azuis, como os melanócitos respondem à luz, e ele passou toda a sua vida no escuro.

Cinza ou olhos azuis no nascimento
Quando seu bebê nasce, seus olhos estarão cinzentos ou azuis, como os melanócitos respondem à luz, e ele passou toda a sua vida no escuro.

O pai com olhos castanhos + mãe olhos azuis = 50% de chance de ter olhos azuis. Mas apenas se o pai de olhos castanhos for portador de um gene de olhos azuis. Caso contrário, a chance é 0% Pai com olhos castanhos + mãe com olhos castanhos = 25%, mas apenas se ambos os pais forem portadores do gene dos olhos azuis.

Ainda não existe um método que possa prever a coloração dos olhos, já que ela é o resultado da combinação genética dos pais. Mas, as diferentes cores existem por um motivo: a quantidade de melanina – um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo – presente na íris, região colorida do globo ocular.

Se um dos pais tiver olhos azuis e o outro castanhos ou cor de avelã, o bebê pode ter olhos verdes.

Se um dos genes estiver inativado ou com defeito, não haverá produção de melanina na íris. Algumas pessoas de olhos azuis têm genes para olhos castanhos, mas pelo menos um deles está “quebrado” e não funciona como deveria. E não faz diferença ter o gene se ele não funciona. É como não tê-lo.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

verde

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), a cor mais rara encontrada, no geral, é o verde, que aparece apenas em 2% dos olhos da população mundial. Por mais que seja incomum, o olho verde só não é mais raro do que olhos cinzas, vermelhos e violetas.