Quem define a nota de corte?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

O Sistema de Seleção Unificada define as notas de corte conforme alguns itens, como, por exemplo, quantidade de vagas oferecidas em cada curso, total de incritos nesse curso e a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas).

Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga e, na ordem, o próximo colocado ocupa a última posição e passa a determinar a nota de corte.

Durante a semana de inscrições, o sistema calcula, uma vez por dia, a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos participantes inscritos. É possível modificar as opções quantas vezes quiser, o sistema irá considerar somente a último registro.

Não é possível passar no Sisu com uma nota abaixo da nota de corte. Como explicado, a nota de corte é a menor pontuação necessária para que um candidato seja selecionado para determinado curso. Ela é calculada com base no número de vagas disponíveis e no desempenho dos candidatos inscritos.

Qual a pontuação mínima que preciso alcançar para ser considerado aprovado? O candidato deve obter pelo menos 70% da pontuação desejada. Esse artigo foi útil?

Idealmente, o seu percentual de acerto deve ficar no mínimo acima de 50%. No entanto, o parâmetro para esses valores pode variar de acordo com a relevância de determinado conteúdo em um edital.

Veja um exemplo:

  1. Somar os pontos do bloco “Conhecimentos Gerais” (CG)
  2. Somar os pontos do bloco “Conhecimentos Específicos” (CE)
  3. Multiplicar CG por 0,5.
  4. Multiplicar CE por 0,75.
  5. Somar os valores das fases 3 e 4.
  6. Dividir a soma obtida na fase 5 por 4 = nota final da prova objetiva.

Veja os cinco cursos com as maiores notas de corte:

  1. 1° Medicina (UNIFAP) – 918,34 pontos;
  2. 2° Engenharia da Computação (IFCE) – 888,46;
  3. 3° Direito (UFAM) – 873,47;
  4. 4° Odontologia (UFAM) – 870,62; e.
  5. 5° Enfermagem (UFAM) – 861,51.

Sabia que com 500 pontos no Enem já dá para entrar na faculdade? Confira as notas de corte, os cursos e as Bolsas de Estudo disponíveis aí mesmo na sua cidade. Se você fez 500 pontos no Enem e está difícil se classificar para o Sisu, saiba que as chances no Prouni são maiores, já que as notas de corte são mais baixas.

Mas não se preocupe: assim como ela pode subir, a nota de corte pode diminuir. Isso acontece quando um candidato, já classificado, desiste de uma determinada vaga para concorrer à outra. Nesse caso, os próximos colocados sobem uma posição e abrem espaço para um novo concorrente.

Chamada única Sisu 2023
Atualmente, o programa conta apenas com uma chamada única Sisu, em que os participantes podem ser selecionados na 1º ou 2º opção de curso. Quem for selecionado nesta chamada não poderá participar da lista de espera.

A variação ocorre por diversos motivos, como a quantidade de inscritos dentro do número de vagas para cada curso/instituição.

700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação. 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

A nota máxima registrada foi de 846,9, e a mínima, de 311,6. Por fim, na prova de Ciências da natureza e suas tecnologias, a média registrada foi de 491,05.

Se você teve média de 500 pontos no Enem e pretende fazer um financiamento pelo Fies, você pode entrar em cursos como Administração, Biomedicina, Ciências Sociais, Design, Direito, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Marketing e Nutrição.

4 respostas. Reprovação significa desligamento nesse contexto, motivo da falta de alinhamento à cultura da organização ou renovação de contratos com novos clientes.