Quem descobriu o oceano Índico?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O navegador e explorador português Vasco de Gama tornou-se o primeiro europeu a atingir a Índia atravessando os oceanos Atlântico e Índico, quando chegou a Calicute, em 20 de maio de 1498, abrindo assim o caminho para as Índias.

O oceano Índico é um corpo d'água localizado no Hemisfério Sul do planeta. É o terceiro maior oceano em volume e também em área superficial, banhando três continentes: África, Ásia e Oceania. Trata-se de um oceano jovem se comparado aos demais, de complexo processo de formação.

O oceano Índico e seus mares banham todos os países litorâneos do leste e do nordeste da África, as nações do litoral sul da Ásia desde a Península Arábica até o oeste do Sudeste Asiático, a Indonésia, mais o noroeste, oeste e sul da Austrália.

Ele banha diversos países do mundo: Austrália, África do Sul, Moçambique, Egito, Sudão, Quênia, Somália, Tanzânia, Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Paquistão, Arábia Saudita, Índia, Tailândia, Indonésia, Timor-leste, dentre outros.

Bartolomeu Dias (1450-1500) foi um navegador português que no século XV descobriu a passagem do oceano Atlântico para o oceano Índico contornando o Cabo das Tormentas no extremo sul da África. Bartolomeu Dias nasceu em Portugal, por volta de 1450.

7.258 m

Paraguai e Bolívia são os dois países da América Latina que não são banhados pelo mar.

Os ventos de oeste se intensificam ao longo do equador, permitindo que as águas mais quentes se concentrem perto da Austrália. Isso configura uma diferença de temperatura em todo o Oceano Índico tropical, com água mais quente do que o normal no leste e mais fria do que a água normal no oeste.

Atlântico

Oceanos do Mundo
Seu nome foi cunhado pelo explorador português Fernão de Magalhães no século XVI que o considerou mais calmo que o Atlântico e por isso, “pacífico”.

Limites do Oceano Índico
O limite desse oceano ao sul é o paralelo 60, que está situado entre os meridianos do cabo das Agulhas (África do Sul) e da Tasmânia (Austrália). Onze países sem saída para o mar têm acesso marítimo através de 36 países litorâneos.

O Oceano Índico é uma importante reserva de recursos minerais e biológicos para o planeta. Nesse oceano, existem grandes depósitos de combustíveis fósseis e minérios, que são amplamente explorados na região do Oriente Médio.

Os níveis de pressão nas profundezas são esmagadores, o ambiente é escuro e tem pouca visibilidade, as temperaturas frias são extremas e o relevo é mais acidentado que na terra.

Oceano Pacífico

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

Oceano Pacífico: corresponde ao maior oceano da Terra, situando-se entre o continente americano e a Ásia e Oceania. Oceano Atlântico: corresponde ao segundo maior oceano da Terra, dividindo a América da Eurásia e da África. Oceano Índico: corresponde ao terceiro maior oceano, banhando o sul do continente asiático.

Oceano Glacial Ártico

Oceano Glacial Ártico: situa-se ao norte do globo terrestre, na região do polo norte. Suas águas banham porções do continente europeu, do continente asiático e partes do continente americano. É considerado o menor e mais raso dos oceanos.

12 resposta(s) É uma variação entre tons de azul e verde.

Situada no Oceano Índico entre Madagascar e as Ilhas Maurício, Réunion é uma ilha vulcânica com floresta tropical repleta de vida selvagem, incluindo muitos tubarões ao redor de suas costas azuis cristalinas.

A “vaquinha do mar” está listado como em perigo crítico de extinção desde 1996. Por essa razão e pelo escasso número de indivíduos vivos atualmente, esse mamífero dos mares é considerado um dos animais mais raros do mundo.

1. Peixe-mandarim. O peixe-mandarim (Callionymidae mandarim), também chamado de dragão-mandarim ou dragonete, é um dos peixes mais bonitos do mundo. Ele conta com espécies de penas como nadadeiras e cores tão vibrantes que se parecem com espécies fosforescentes.

Em 27 de novembro de 1520, a expedição do navegador português Fernão de Magalhães (viajando sob bandeira da Espanha) descobriu o caminho que liga os oceanos Atlântico e Pacífico no extremo sul da América do Sul.