Quem deve ter registro no CRA?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 29 de maio de 2023
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15 da Lei no 4.769/65, “[s]erão obrigatoriamente registrados nos CRA, as empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma, atividades de Técnicos de Administração”, sendo que o Conselho Regional de Administração é um ente autárquico de direito público cuja finalidade é disciplinar, orientar e ...

A Carteira de Estudante é gratuita e exclusiva para os alunos das áreas da Administração (bacharel ou tecnólogo).

Após o Registro Profissional em CRA, o profissional passa a portar a Carteira de Identidade Profissional, que tem validade de Carteira de Identidade Civil em todo o território nacional, estando reconhecidamente apto para atuar no mercado de trabalho.

Qualquer pessoa pode ser administrador de uma empresa sem que seja sócio da mesma, desde que não tenha sido condenado por determinados crimes capitulados pela lei.

O administrador é o representante legal da empresa, ou seja, aquele que assina todos os documentos, e com isso, é o responsável por desempenhar todas as funções administrativas do dia a dia, podendo ser sócio da empresa ou um terceiro não-sócio escolhido pelos sócios para exercer essa função específica.

A licença de registro será concedida por prazo de até 2 (dois) anos, renovável por iguais períodos, ao profissional que estiver em dia com suas obrigações, mediante requerimento ao Presidente do CRA, apresentando as razões do seu pedido, acompanhado da documentação comprobatória da causa que a justifique e da Carteira ...

O inciso III do art. 3º do nosso Código de Ética destaca a responsabilidade do administrador de acompanhar de perto as ações de seus supervisionados. Cabe ao profissional acompanhar a conclusão ou resultados dos trabalhos de seus subordinados para, então, assinar relatórios e demais documentos gerados por sua equipe.

O prazo de confecção das Carteiras de Identidade Profissional é de 30 dias, em média.

O Bacharel em Administração registrado em CRA, a partir da data do registro, torna-se um Administrador legalmente habilitado para o exercício da sua profissão, passando a portar a Carteira de Identidade Profissional de Administrador – COR AZUL – que também tem validade de Carteira de Identidade Civil em todo o ...

Registro do Técnico em Administração no CRA
Esse requisito deve ser apenas cumprido por profissionais de nível superior formados em administração.

Tabela de Anuidade e Taxas - Pessoa Física Outubro/2023

Licença de Registro Profissional
Taxa de Solicitação de LicençaR$ 47,50
Anuidade 2023 - 09/12 avosR$ 451,31
Anuidade 2023 do Tecnólogo - 09/12 avosR$ 307,24

Conselho Regional de Administração
O registro profissional é um cadastro de trabalhadores, juntamente ao conselho responsável pela categoria ou através do SIRPWEB do Ministério do Trabalho. Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais.

E, como previsto na legislação, para atuar nas áreas de Recursos Humanos é necessária a formação em Administração e o registro em CRA, conforme bem explanado na presente decisão”, afirmou o diretor.

Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais. O registro é responsável por possibilitar a fiscalização da atuação profissional, bem como auxiliar na busca por demandas necessárias à categoria.

O registro profissional é a identificação dos profissionais das categorias regulamentadas por Lei Federal, nas quais delegam ao Ministério do Trabalho e Emprego a competência para emitir o referido registro, garantindo que o exercício profissional se dê da maneira estabelecida na Lei.

Como solicitar:
Para finalizar o processo, é preciso informar o CRA-RS sobre a solicitação pelo telefone (51) 3014-4776 / 4713 ou e-mail crars@crars.org.br. Após, o estudante pode retirar a carteira na mesma hora na unidade itinerante, na sede do CRA-RS em Porto Alegre ou ainda receber em casa pelos Correios.

Já para as pessoas jurídicas, os valores variam de acordo com sete classes categorias de capital social. A menor delas é a faixa de capital social até R$ 50 mil, com valor da anuidade de R$ 750. A maior é acima de R$ 10 milhões, com anuidade de R$ 6 mil.

Por que é obrigatório o pagamento das anuidades?? Com o registro no CRA-SP, nasce a obrigatoriedade de arcar com as anuidades e taxas cobradas por força Constitucional, artigo 149.

No caso dos funcionários estaduais e municipais é necessário verificar as leis locais. Outros casos que não podem ser administradores, são: empreendedores falidos que ainda não constem oficialmente como reabilitados, leiloeiros, menores de 16 anos, portadores de deficiência mental, dependentes químicos comprovados.

No cargo de Administrador de Empresas se inicia ganhando R$ 2.119,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.775,00. A média salarial para Administrador de Empresas no Brasil é de R$ 3.094,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração de Empresas.