Quem é a família real do filme O Impossível?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

“O Impossível” adapta o que ocorreu com a família Belón (Imagem: Reprodução/Globo). A princípio, o enredo central de “O Impossível” é uma adaptação do que aconteceu com os integrantes da família Belón, que em 2004 viajaram para a Tailândia com o intuito de aproveitarem as férias.

  • Lucas Álvarez
  • Enrique Álvarez
  • Tomás Álvarez
  • Simón Álvarez

María Belón Alvárez, da Espanha, é uma ex-médica, agora advogada e porta-voz para as vítimas do Sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004. Ela perdeu parte da perna no tsunami quando ela estava de férias com sua família na Tailândia e quase morreu.

A Tailândia registrou mais de 8 mil mortos ou desaparecidos. Ainda na Ásia, o tsunami também atingiu os litorais de Myanmar e Bangladesh e causou grande destruição na costa da Índia, país que registrou mais de 16 mil mortos ou desaparecidos.

26 de dezembro de 2004

Na manhã de 26 de dezembro de 2004, uma série de ondas gigantes, com velocidade de até 80 km/h, devastou a costa de oito países no Oceano Índico: Sri-Lanka, Indonésia, Tailândia, Maldivas, Índia, Bangladesh, Miamar e Malásia.

Henry procura e não acha Maria, então ele vai as Montanhas, mas chegando lá ele descobre que seus filhos foram levados embora pois estavam sem responsáveis. No hospital, Maria vomita pois engoliu muita água e uma paciente que está ao seu lado também.

Tom Holland (Lucas)
O ator Tom Holland, que interpreta o irmão mais velho da família principal, teve uma ascensão meteórica em sua carreira após o filme.

O filme conta a história de uma família em meio ao tsunami que assolou o litoral da Tailândia, em 2004. Maria (Naomi Watts), Henry (Ewan McGregor) e seus três filhos iniciam suas férias na Tailândia em busca de alguns dias de sossego no paraíso tropical.

María, o marido Henry e os três filhos pequenos aproveitam as férias em um resort paradisíaco na Tailândia até que um tsunami de proporções avassaladoras atinge o local.

De acordo com o banco de dados de tsunamis, o mais devastador da história, levando em conta o alto número de mortes, foi o ocorrido na costa norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, em 26 de dezembro de 2004. Especificamente, este tsunami matou mais pessoas do que qualquer outro tsunami registrado na história.

A onda separa o casal e filhos e, quando as águas abaixam, Maria (Naomi Watts - em grande atuação) sobrevive e começa a procura por seus parentes em meio ao caos. “O impossível” recria a tragédia com tanta perfeição de detalhes que a sensação que temos é de que o filme foi feito no momento do acontecimento.

O que eles não esperavam é que naquela tarde, aconteceria o terceiro maior terremoto submarino da história da humanidade. O desastre foi causado por conta de um convergência das placas tectônicas que desencadeou uma série de tsunamis pelos continentes banhados pelo Oceano Índico.

O Impossível

Baseado em fatos reais, este drama retrata as experiências terríveis de uma família durante o caos gerado pelo tsunami que atingiu o sudoeste da Ásia em 2004.

Demorou uma semana para que Maria se recuperasse e eles fossem atendidos em um hospital maior antes de voltarem para casa. Até hoje, a família Berón faz palestras pelo mundo falando sobre como sobreviveram aos eventos traumáticos e sobre a importância de lutar pela família.

  • Terremoto de Ashgabaqt, União Soviética, em 1948: até 110 mil mortos.
  • Terremotos na Turquia na fronteira com a Síria, em 2023: ao menos 36 mil mortos.
  • Terremoto de Erzincan, Turquia, em 1939: 33 mil mortos.
  • Deslizamento de Khait, União Soviética, em 1949: 28 mil mortos.
  • Terremoto na Armênia, em 1988: mais de 25 mil mortos.

Top-5 dos Maiores Tsunamis do Mundo

  • 5º Krakatoa.
  • 4º Monte Unzen.
  • 3º Barragem de Vajont.
  • 2º Spirit Lake.
  • 1º Lituya Bay.

Essas ondas se deslocam em alta velocidade e têm comprimento entre 100 km e 500 km. À medida que se aproximam da costa, perdem velocidade e ganham altura, que fica de 30 m a 40 m. Os tsunamis possuem elevado potencial de destruição, como observado na Indonésia, em 2004, e no Japão, em 2011.

Normalmente, cerca de dez minutos antes de um tsunami alcançar à costa, o mar recua de acordo com a força das ondas que estão por vir.