Quem é a mãe da ciência?

Perguntado por: mgalvao . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A filosofia, desde os tempos mais antigos, é a mãe de todas as ciência. Foi através de filosofia que a visão fantasiosa grega começou seu fim. A filosofia legou ao pensamento da época uma nova forma de pensar a realidade, a realidade a partir de então passa a ser entendida através da razão.

Hipácia, mãe de filósofos.

De fato, a Filosofia apresenta-se como a “rainha das ciências”. Tal característica se deve exatamente ao fato de a Filosofia ter sido o primeiro modo de conhecer o mundo e os homens de forma estritamente racional.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

Considerado o pai da ciência moderna, Galileu Galilei realizou importantes contribuições para diversas áreas, como a Física e a Astronomia.

Ao ler uma matéria da Ciência Hoje para as Crianças publicada em 2011 passei a concordar. O Pai da Ciência, sem qualquer dúvida foi Galileu Galilei. Galileu Galilei foi um físico e matemático nascido em Pisa e falecido em Florença, Itália, que viveu entre 1564 e 1642.

História Hoje: Galileu Galilei, o pai da ciência moderna.

A ciência envolve todo o conhecimento adquirido através do estudo baseado em princípios científicos. Já a filosofia questiona e problematiza a realidade que vivemos, coloca em dúvida os saberes estudados e obtidos, inclusive as produções científicas e as concepções que fundamentam os trabalhos científicos.

A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais.

O filósofo grego Aristóteles (384a. C. a 324a. C.), definiu "família" como sendo uma comunidade (oikós - casa) que serve de base para a cidade (pólis).

"A matemática é a rainha das ciências e a aritmética [teoria dos números] é a rainha da matemática."

No século XVII, a astronomia, a única ciência considerada digna dos reis, é a rainha das ciências.

O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos. Veja também: O que é Conhecimento Filosófico?

Ele acreditava na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do deus Apolo para que ele defendesse o Conhece-te a Ti Mesmo.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.