Quem é a mãe de Exu?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Exu (orixá)

Exu
Orixá Exu, Candomblé do Brasil, 1978
Exu Orixá da comunicação, do movimento e da sexualidade
PaisOlodumarê
IrmãosOgum e Oxóssi

Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

São cultuados basicamente os mesmos orixás, mas difere a forma de culto. "É dividido por nações, como cabinda, jeje, nagô, ijexá, oyó, entre outras", diz Marcelo. "Aqui chamamos o orixá Exu de orixá Bará, por exemplo."

“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Quem é Iemanjá:
É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás. Iemanjá, na verdade, é a divindade do rio que deságua no mar. Ela é filha de Olokun, o orixá rei dos oceanos. O rio que representa Iemanjá e sua história é o Rio Ogun, localizado no estado de Oxum, na Nigéria.

Oxalá

Oxalá Oxalá é uma divindade masculina, ele é o criador de todos os seres e pai de todos os orixás - com exceção de Logunedé. Ele representa o sol, a criação e a vida. Segundo a mitologia iorubá, Oxalá tentou criar os seres humanos com vários materiais, mas só conseguiu quando utilizou o barro.

Na mitologia Iorubá, Oxum é filha de Iemanjá com Orunmilá (o advinho) e é uma das esposas de Xangô, além de Iansã e Obá. Foi criada com muito mimo e cheia de vontades pelo seu pai.

Exu é o Senhor dos caminhos e mensageiro dos Orixás. Rege a libido e a sensualidade. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas ou estampadas e ofereça-lhe uma farofa de dendê com bife acebolado. Seus números para sorte: 1, 7 e 11.

Não comer amoras e evitar passar embaixo do pé de amora (pertence a Babá Egum).

Orixá da caça, companheira de ODÉ. ORISÁ feminino que se alimenta de todo tipo de caça, porém seu alimento preferido é a carne de porco.

O Reino dos Exus é o local que desperta mais curiosidade no Santuário Nacional da Umbanda. Destinado ao povo de esquerda, o Reino localiza-se na encruzilhada que leva ao Vale dos Orixás®. Exu é a figura mais incompreendida na Umbanda, a que desperta mais temor e ao mesmo tempo mais admiração de todos.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

De acordo com a tradição oral, Exu morava originalmente em canaviais, e o vento que passava assobiando entre as plantas era Exu se movimentando. Quando se quer chamar Exu, principalmente para a proteção diante de algum perigo iminente, se assobia. Ou seja, assobiar é invocar Exu.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Exu Mirim é o guardião das crianças e também faz trabalhos de amarração de amor.

Passar pela Ritualística da Cura é receber ou renovar com o Exu Sr. Tranca Ruas das Almas, as energias internas que deixam a matéria equilibrada e protegida, cabendo a cada médium ou consulente entender ou saber preservar esse recebimento.

Sabemos que Exu gosta de carne, então podemos dar carne ao Exu, sem necessariamente fazer um sacrifício animal. Só que cada linha de Exu tem uma preferência, partindo de carne bovina, suína e também de frango a até mesmo formas diferentes de apresentação das mesmas.