Quem é a mãe mais velha do mundo?

Perguntado por: zilha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Daljinder Kaur, a mulher mais velha do mundo ao ter um filho, conheceu a maternidade com 72 anos de idade. Hoje, com 73 anos, a indiana tem enfrentado pressão alta e fortes dores nas juntas.

Mesmo com o suporte oferecido pela medicina reprodutiva, a possibilidade de engravidar após os 55 anos é pequena e os riscos bem maiores do que para as grávidas mais jovens. Nessa idade as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas.

Especialistas explicam que chances de engravidar após os 50 são pequenas, mas prováveis. Um dos desafios da gravidez acima dos 35 anos — além dos riscos gestacionais para mãe e alterações genéticas para o bebê — são os problemas hormonais.

Quando se trata de gravidez natural, não existe uma idade máxima para engravidar. No Guinness Book, esse recorde pertence a uma chinesa, que deu à luz aos 67 anos, em 2019.

O útero demora mais para envelhecer do que os ovários, o que possibilita uma gravidez após os 60 anos, com óvulos doados. Desde que as mulheres decidiram entrar no mercado de trabalho e construir uma carreira antes de formar uma família, os filhos vêm nascendo cada vez mais tarde.

Ouça este artigo: Lina Medina, uma peruana nascida em 27 de Setembro de 1933, é conhecida mundialmente por ter dado a luz a um filho precocemente, com apenas cinco anos de idade. Por este fato, Lina Medina é a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina.

Durante os 40 anos de maternidade intensiva, a senhora Vassilyev teve 27 partos: 16 gêmeos, 7 trigêmeos e 4 quadrigêmeos. Mas o Guinness também condecora uma outra mãezona, a chilena Leontina Albino, como a maior “mãe dos tempos modernos”.

Halima Cisse agora é a mãe que deu à luz ao maior número de filhos e que permaneceram vivos. O recorde anteriormente pertencia a Nadya Suleman, que teve 8 filhos em 2009, nos Estados Unidos.

Sim, é normal. Mulheres entram na menopausa por volta dos 50anos, podendo ser normal cerca de 5anos antes ou depois. Assim, a média de idade gira em torno de 45-55a. Procure um endocrinologista e faça sua avaliação de rotina.

Olá! Não corre risco! Estando na menopausa não há mais ovulação e não há mais hormônios preparando seu útero para receber um ovo fecundado.

A notícia da gravidez foi compartilhada pelo casal nas redes sociais nesta terça-feira (20). O namoro de Viih Tube, que participou da edição de 2021 do Big Brother Brasil, e Eliezer, integrante da edição deste ano do reality, foi oficializado em agosto.

"A gestação após os 40 anos é mais propensa a ter alguns problemas em sua evolução, como o abortamento, a hipertensão arterial, o diabetes gestacional, as alterações cardiovasculares e o trabalho de parto prematuro. Todas as mulheres devem procurar seu médico antes de engravidar para checar o estado atual da sua saúde.

Você pode engravidar aos 47 anos, mas a chance é tão baixa quanto 5%. Você tem risco de ter um bebê com malformação. Você pode ter diabetes e hipertensão na gravidez. O parto normal pode ser mais difícil.

E o que diz a Medicina? Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual. Ao considerar um ano inteiro de tentativas, as chances são de 1%. Então, se a menopausa ainda não chegou por aí, uma gravidez é totalmente possível, ainda que as chances de que isso aconteça sejam pequenas.

60 anos

Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar.

A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.