Quem é a Moana na vida real?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

A atriz Auli'i Cravalho, voz original de Moana na animação, irá retornar como uma produtora executiva no novo filme e disse que está ansiosa para compartilhar a história de Moana de uma nova maneira. O enredo do filme conta sobre a jovem Moana, que vive em uma ilha e é atraída de diversas maneiras pelo mar.

Ele apresenta os significados de “oceano” e “mar profundo”. Dessa forma, este nome reflete a simbologia do oceano, que representa também a essência divina. Por extensão, Moana carrega o significado de “ela traz essência divina”.

O imponente Monte Otemanu, cuja forma lembra um castelo de pedra, é o responsável por emoldurar a paisagem e transformá-la em um dos ícones mais marcantes das das ilhas do Pacífico Sul. É fácil perceber que o cenário montanhoso retratado no filme Moana foi fortemente inspirado pela paisagem de Bora Bora.

Polinésia Francesa

A ilha que Te Fiti se transforma no final de Moana realmente existe, fica na Polinésia Francesa.

Assim, Moana, a filha do líder de sua aldeia, aprende a navegar, a sobreviver no oceano, a enfrentar perigosos piratas e terríveis monstros marítimos. Seu companheiro de viagem, Maui, um semi-deus que também não se abate facilmente.

Moana – Filme Moana
De forma simples, Moana mostra que devemos amar e respeitar todas as coisas que nos cercam, e ensina como ser forte nos momentos difíceis. Moana inspira a ser persistente, corajosa, voluntariosa e empoderada.

Em uma determinada cena do filme, o semideus Maui chama Moana de 'princesa', ao que ela rapidamente responde: 'não sou uma princesa, sou a filha do chefe'. Maui então diz que isso não faz diferença nenhuma, e que se ela usa um vestido e tem um animalzinho engraçadinho, então ela é uma princesa.

A produção está prevista para chegar ao streaming em 2024.

Moana, a personagem central do desenho, recebe a invocação divina para navegar, encontrar e devolver o coração de Te Fiti, uma deusa da ilha, depois que ele é roubado pelo semideus Maui. O coração de Te Feti é simbolizado em um amuleto de pedra pounamu, que se perde nas profundezas.

Moana, que significa “oceano” na língua maori, será a primeira protagonista de animação do estúdio de origem polinésia. De pele escura, cabelos encaracolados e traços fortes, ela tem personalidade aventureira, corajosa e destemida.

Quando criança, a princesa Moana vê o Coração na água, mas o deixa escapar. Como filha do chefe da ilha, a garota é a próxima na linha de sucessão à posição. Porém, conforme ela cresce, vemos que o maior sonho dela é navegar pelos oceanos, algo que o pai desaprova.

Em Itália, o título do filme será "Oceania", mas a personagem também se vai chamar Vaiana. A decisão terá sido tomada, referiram várias fontes no país, para evitar a associação a Moana Pozzi, uma famosa atriz pornográfica no final dos anos 1980 e início dos 1990, que faleceu em 1994 aos 33 anos.

Moana. A ilha de Moto Nui é mais uma localização fictícia da Disney. Ela foi inspirada na Polinésia, e representa as tribos dessas ilhas que ficam no Pacífico. Porém, até o momento, é a única em que não foi possível determinar o período em que se passa.

Te Fiti é uma deusa com o poder de criar vida e uma personagem importante no filme de animação de 2016 da Disney, Moana: Um Mar de Aventuras. O poder de Te Fiti reside na sua capacidade de gerar vida em torno dela e o seu controle sobre ela como uma deusa da vida.