Quem é a primeira Pombagira brasileira?

Perguntado por: ainfante5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Ligiéro (2003) nos esclarece que dentre as pomba-giras, Maria Padilha, reconhecida na umbanda brasileira, aparece no Brasil pela primeira vez na voz de uma feiticeira degredada chamada Maria Antônia, que penitenciada pelo Santo Ofício deixou Lisboa em 1713, a caminho de Angola, onde permaneceu por dois anos, ...

No começo, Maria Padilha era apenas um nome nas fórmulas mágicas das feiticeiras da Europa. Mas no Brasil, com o passar do tempo, foi-se criando o ambiente certo para que ela se mostrasse em toda a sua glória.

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.

Maria Padilha, talvez a mais popular das Pombagiras, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.

Graças a uma escrava fugida que viu o crime, escondida, foram reconhecidos assassino e vítima: a jovem era Ana Rosa, de 20 anos, e seu algoz era o próprio marido, Francisco Carvalho Bastos, conhecido como Chicuta, um influente carreiro com idade entre 40 e 45 anos.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

A dama da noite é uma lenda conhecida em toda a América e Europa. Segundo ela, a dama da noite é a alma penada de uma linda mulher que fica vagueando as ruas da cidade e encantando os homens com sua beleza. A dama da meia noite sempre se veste de vermelho ou branco.

Pombagira é mulher de Sete Maridos!

Seriam aqui a analogia que ela pode atuar com causas da fé (Oxalá), com prosperidade e conhecimento (Oxossi), com amor (Oxumaré), com a lei e quebra de demandas (Ogum), com a justiça (Xango), com a cura (Obaluaê) e a morte (Omolu) = Sete maridos / sete Orixás.

Maria Padilha, rainha castelhana que com o tempo se transformou na mais venerada "deusa" do amor no Brasil.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Características da Pomba Gira Dama da Noite
Costumam ser mais discretas quando incorporadas e encantam a todos com sua dança. Característica marcante da Orixá Oxum. São sempre finas e adoram se enfeitar com brincos, pulseiras e outros objetos dourados.

Maria Mulambo –Ela é sempre sensual, sedutora e gosta de se vestir muito bem. Tem um temperamento amável e prefere as bebidas mais doces e suaves como vinho, licor, cidra etc. Entidade muito relacionada ao luxo, ao brilho e tudo que se destaca.

É um Exú de quimbanda , das 7 Linhas , trabalha na linha da Encruzilhada e na linha dos Malandros, um Exú de força .

Ela é uma Pombo Gira que atua no meio da linha das Pombo Giras, estando ligada diretamente com a sua companheira Rainha Maria Padilha, também se liga a linha dos Malandros, sendo um dos seus Sete companheiros um que ligue a malandragem e também carrega consigo um lado e conhecimento Cigano, por suas experiências em ...

A Pomba Gira Sete Saias é uma entidade mística que trabalha no mundo espiritual, que aparece sempre com suas sete saias e colares que dão sete voltas, é muito ligada a este número. Ela costuma atuar em questões ligadas ao amor, dinheiro e saúde. Sua saudação é: “Laróiè pomba gira, laróiè 7 saias.”

Sagitário: Pomba Gira Rosa Caveira, muito leal às nascentes deste signo quando o assunto é negócios e dinheiro. Coloca os sagitarianos em elevado grau social. Sua ausência pode provocar ciúmes excessivos e esforços sem reconhecimento. Capricórnio: Pomba Gira Maria Farrapo das sete almas, ela é sua guardiã.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.