Quem é a rainha da música popular brasileira?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

A Maria Bethânia é uma das maiores cantoras e compositoras brasileiras, com certeza. Em 2012, ela foi eleita como a quinta maior voz brasileira pela revista Rolling Stone Brasil, reconhecida também como a “Rainha da MPB” por seu trabalho como intérprete, compositora e poetisa.

Primeiras músicas da MPB
O marco inicial da MPB foi a música Arrastão, escrita por Edu Lobo e Vinicius de Moraes e interpretada por Elis Regina. Além de inaugurar o que viria a ser conhecido como Música Popular Brasileira, a canção ainda foi o pontapé inicial da brilhante carreira de Elis.

Logo na primeira década inserida na indústria pop mexicana, Belinda se converteu em uma figura proeminente do cenário. Hoje por exemplo já pode ser considerada parte da cultura popular, e consequentemente nominada a princesa do Pop Latino.

IZA

Todo mundo já cansou de cantarolar, por aí, alguma frase das músicas da IZA. Especialmente quando você está de bobeira e resolve "entrar na roda e ginga". Denominada como a imperatriz por Marcelo Falcão em "Pesadão", ela virou sensação e destaque do pop brasileiro.

5 destaques entre as melhores cantoras brasileiros da história

  1. Elis Regina. O vocal meio-soprano de Elis Regina representou um divisor de águas na MPB e na Bossa Nova, com um toque de Jazz e Samba. ...
  2. Rita Lee. ...
  3. Ná Ozzetti. ...
  4. Dona Ivone Lara. ...
  5. Ivete Sangalo.

Anitta

O hit da cantora brasileira atingiu uma média de 6,3 milhões de reproduções diárias, alcançando o primeiro lugar na plataforma. Foi a primeira vez que uma artista brasileira chegou nesse lugar. Anitta foi a primeira brasileira a vencer o Premios Juventud.

Quem ficou no primeiro lugar em 2020 foi a cantora Iza, seguida por Juliana Paes, na segunda colocação, e Anitta, na terceira.

Gal Costa, a voz feminina mais afinada do Brasil, uma das vozes maiores da música brasileira, morreu aos 77 anos. A assessoria informa que a cantora sofreu um infarto na manhã desta quarta-feira, dia 9/11/2022: "Gal Costa sofreu um infarto em sua casa e não resistiu.

Gal Costa, Caetano Veloso e Michael Jackson aparecem na lista. A revista norte-americana Rolling Stone atualizou nesta semana a lista dos 200 melhores cantores da história.

Marília Mendonça

Marília Mendonça é a artista mais ouvida no Brasil em 2022; veja lista completa | Música | O Globo.

Jack Soul Brasileiro (Fernanda Abreu/Lenine)
Homenagem a Jackson do Pandeiro, à alma brasileira (soul, em inglês), à cultura nacional e à brasilidade musical, Jack Soul Brasileiro (já que sou brasileiro) é o tipo de canção que representa o Brasil tão bem quanto o samba e o futebol.

Alguns dos grandes nomes da MPB são: Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Elis Regina, Raul Seixas, Belchior, Elza Soares, entre outros.

Nomes da MPB
Entretanto, podemos destacar o carioca Chico Buarque como um dos maiores representantes, ao lado de Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Edu Lobo, Nara Leão, Elis Regina, Maria Bethânia, Gonzaguinha, Tom Zé, Os Mutantes, entre outros.

É a princesa do pop! Luisa Sonza é a artista feminina que mais se encontra presente em todos os charts do Brasil. Só no Spotify, a cantora aparece 9 vezes, onde três músicas encontram-se no top 50 das paradas.

Com apenas 4 anos, Stefani Joanne Angeline Germanotta (nome verdadeiro de Lady Gaga) começou a aprender piano, compondo sua primeira canção com 13 anos. Aos 17, entrou para a University Tisch School of the Arts, em Nova Iorque, onde começou a estudar música.

Em 2022, Madonna comemora 40 anos de carreira. Foi em 1982, que a cantora assinou um contrato com Sire Records, uma afiliada da Warner Bros. Records, dando início à sua longa trajetória nos palcos e na cultura pop mundial.

Imperatriz do Brasil foi o título utilizado durante o Império do Brasil (1822-1889) pelas consortes do soberano, ascenderam ao trono quatro imperatrizes. Após a Proclamação da República, em 1889, e o fim da monarquia, esse conceito foi oficialmente e legalmente abolido.